Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Formatação do /home
Hangar Network Forum > Miscelânea > Hangarix
DarkMigore
Iae blz?

To com uma duvida aqui e quero tirar uma duvida. Tenho o Ubuntu instalado, e quero instalar o Windows, e pra isso pretendo formatar o /home e usar uma parte dele pro windows e outra pro novo /home. Depois que eu formatar e instalar o windows, como faço pra "reinstalar" o /home no ubuntu? falei com um amigo e ele disse que o ideal seria formatar tudo, alguma sugestão?

Obrigado desde já.
Ares
tem um arquivo chamado /etc/fstab, abra ele para edição com o comando "gksu gedit /etc/fstab".

O conteudo dele será semelhante a isso:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
proc /proc proc defaults 0 0
/dev/sda1 /media/windows ntfs-3g defaults 0 0
# /dev/sda2
UUID=98e9ccf4-8dc8-4ff1-b387-7145d8c67f39 / ext3 relatime,errors=remount-ro 0 1
# /dev/sda3
UUID=4f85b11c-ac17-4901-97e3-9c3fe33ccc64 /home ext3 relatime 0 2
/dev/scd0 /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0 0

a linha "UUID=4f85b11c-ac17-4901-97e3-9c3fe33ccc64 /home ext3 relatime 0 2" está falando onde meu /home está, se ela não existisse o /home ficaria dentro do / mesmo que é a partição onde o ubuntu tá instalado. Faça então o seguinte:

Boote pelo livecd
Você vai poder ver todas as partições e tal, na partição onde está instalado o ubuntu deve ter uma pasta chamada home sem nada. Deve ter outra partição com tudo que tem no seu /home de quando você está no ubuntu. Copie tudo da partição onde é o atual /home para dentro da pasta home da partição onde o ubuntu está instalado.
Na partição que o ubuntu está instalado, entre numa pasta chamada etc e edite o fstab comentando a linha (coloque # no começo da linha, isso desliga ela) que se refere à /home estar em outra partição.
Reinicie o PC e torce para entrar certinho no ubuntu, deve funcionar perfeito como tava antes se você fez certinho.
Depois que instalar o windows, ele vai fuder com o menu de inicialização, basta botar o livecd e dar uns comandos como no tutorial a seguir: https://help.ubuntu.com/community/Recoverin...stallingWindows
DarkMigore
Bootei pelo liveCD e refiz as aprtições tranquilo com o gparted.

Vlw Ares
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.