Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Alguem usa OpenSUSE?
Hangar Network Forum > Miscelânea > Hangarix
jst necromancer
Salve galera!

Entao, queria saber do pessoal do Hangarix quem aqui usa o OpenSUSE....
Porque eu usei o Ubuntu por um bom tempo, mas acabei nao me adaptando mto bem com ele e depois de migrar entre varios OSs diferentes eu acabei gostando do SUSE...
So que andei vasculhando algumas coisas pelo google e quase ninguem usa essa joca...
Entro no canal do irc do suse e as pessoas nao sao tao "humildes" pra explicar coisas simples pra usuarios cabacos...

Assim sendo, eu resolvi apelar pra ca e saber se tem gente que usa o SUSE aqui pra poder trocar umas informacoes ja que as linhas de comando utilizadas no UBUNTU e afins nem sempre funfam no suse porque este usa YasT e nao Synaptics....

Aproveitando o embalo, eu vi um site que fez um comparativo entre o Debian e o SUSE e ambos sao bem similares... de fato, o que um nao faz, o outro completa...
Agora, eu queria saber mesmo se vale a pena insistir no suse ou devo voltar pro basico ubuntu e viver de boa.... ja que sou incapacitado intelectualmente de usar o slackware que sempre foi meu "sonho de consumo".... ehaehauehaueauhe

Bom. agradeco desde jah!
Psycopata
Cara, assim, eu também não sou o maior fã do Ubuntu não. Porém eu decidi usá-lo porque não estou muito afim de ficar minhas noites configurando sistema. Na verdade, eu sou tarado para usar o Debian. Dá para notar que o computador roda até mais rápido quando está com o Debian. O Problema do Debian é que muita coisa legal ainda não está como estável, como é o caso do compiz, do gerenciador de bootSplash, etc. Com isso vc tem que fazer tudo na mãozona mesmo. Se a sua intenção é aprender, isso é ótimo. Mas se vc não está muito a fim, usa algo mais fácil. Porém, ao contrário do Slackware, o Debian não é tão radical (o Slackware usa por padrão o kernel 2.4 - o 2.6 está como teste) e o Debian e a distro que mais tem pacotes. Tudo do mundo Linux roda em Debian. Foi esse motivo que mais me influenciou a usar um Debian (no caso um filho, o Ubuntu). Quando eu tiver tempo, eu vou tirar o Ubuntu e colocar o Debian. Mas lembre-se, apesar do Ubuntu ser baseado no Debian, elel é diferente do Debian. Vc pode gostar do Debian se não tiver testado.
Mas se vc já testou o Debian, e não gostou, eu te recomendaria o Fedora. sinceramente, eu nunca usei o Fedora, mas ele tem o RedHat por traz. Na Universidade eu briqui um pouco e ele só travava. Mas em computador de faculdade também não é o lugar mais ideal de se testar distro.
Agora, quanto ao Suse... na boa, tira essa droga dai. eu só passei raiva com o Suse. E como ele não tem uma biblioteca tão grande de aplicativos, e o YasT é uma bela porcaria, eu passei raiva e desisti dele. A gota d`água foi quando eu tentei instalar o java na mão e não instalou. Instalava só peo YasT. Hoje, eles podem até ter consertado essa aberração, porém eu não volto mais a usar o Suse
Ácido
Eu uso o OpenSUSE. Já passei muita raiva com Ubuntu. YaST é uma maravilha. smile.gif
inet
Eu ja usei opensuse, nao gostei, nem sei pq, apenas nao gostei.
Logico que no começo eu gostava, pq tava aprendendo algumas coisas diferentes, Yast e tal, mas depois "perdeu a graça".

Hj uso Ubuntu em workstation e debian no servidores, ah, slackware ja teve a epoca tbm, usei do 7.1 ate 10, é mto interessante.
É como o Psicopata falou, se tu tiver tempo e quiser aprender, rola, igual o debian, agora se for pra usar mesmo em casa, desencana.

O Morimoto esta com um artigo de instalacao de slackware, se tiver afim de uma olhada http://www.gdhpress.com.br/blog/instalando-o-slackware/
ta na primeira parte ainda.

Tem um outro artigo dele recente tbm, "Um lugar para o Slackwaware" http://www.gdhpress.com.br/blog/lugar-para-o-slackware/

Eu acho que toda experiencia é válida quando se busca conhecimento, ajuda você formar sua opinião propria do que é bom e oq não é.
Ficar indo apenas na opinião de terceiros normalmente não da muito certo.

Abraço.

Mateusfam
Se vc quer testar o slack vê si lhe interessa o archlinux , acredito que o mesmo não é mto complexo para quem jah teve contato anteriormente com qualquer distruibuição linux , acho tal distro mto simples de se usar . Para quem quer aprender a usar linux acho uma boa pedida .

Guia aqui : http://hdoria.archlinux-br.org/blog/guias-do-arch-linux/pt/

Downloads : http://www.archlinux.org/download/

Wiki _ en : http://wiki.archlinux.org/index.php/Main_Page
_ pt : http://www.archlinux-br.org/
iNv.SiNNeR
Pra mim é Ubuntu no Desktop e Red Hat/Debian em servidores!

Que tipo de dificuldade vcs tiveram com Ubuntu?
Ácido
QUOTE(iNv.SiNNeR @ Oct 10 2008, 10:08 PM) *
Pra mim é Ubuntu no Desktop e Red Hat/Debian em servidores!

Que tipo de dificuldade vcs tiveram com Ubuntu?

Não tive dificuldade nenhuma. Simplesmente ele não presta. Tudo é beta.
Instinct
Eu uso nunca tive grandes problemas e de longe foi a que melhor me adaptei.

Tenta um
CODE
yast -h
HSG
Fedora > all

Nunca testei OpenSUSE a fundo, mas o resto sim, e preferi o Fedora.
Chambo
parei de usar fedora depois de uma apresentação de vendas dizendo que fedora é como se fosse o beta da redhat.

resumindo toda comunidade usa o fedora ve seus bugs, lançam correções o que fica bom eles metem no red hat enterpris linux 4/5 e "vendem" licensas como se fossem "suporte" ...

peguei raiva da rh
WiseDuck
Pra mim o openSUSE é a melhor distro no quesito usabilidade e facilidade. Nunca tive que configurar qualquer coisa na linha de comando, tem tudo no yast. Mas o problema mesmo dele é o baixo número de pacotes no repositório padrão. Aí vc acaba tendo que mexer com repositórios não oficiais que, apesar de na maioria dos casos ser de qualidade, algumas vezes acabam dando dor de cabeça ou quebrando alguns aspectos do SO.
Technomancer
QUOTE(Chambo @ Oct 12 2008, 02:06 AM) *
parei de usar fedora depois de uma apresentação de vendas dizendo que fedora é como se fosse o beta da redhat.

resumindo toda comunidade usa o fedora ve seus bugs, lançam correções o que fica bom eles metem no red hat enterpris linux 4/5 e "vendem" licensas como se fossem "suporte" ...

peguei raiva da rh

Toda vez que eu vejo um vendedor falando de produtos de TI ou sistemas operacionais eu tenho vontade de empurrar ele em um tobogan de laminas que leva a uma piscina de alcool. O cara só quer vender e fala merda do concorrente e fala milagres do produto que ele ta vendendo.

Não chega a ser beta mas digamos que o sistema possui estagios de estabilidade. A base de distribuições como OpenSuSE e Fedora são "tratadas" pelas empresas relacionadas a estes projetos e oferecidas em formato de pacotes "enterprise". O software contido nessas versões é ultratestado (e consequentemente velho em relação ao povo do OpenSuSE/Fedora que ta curtindo tecnologias mais novas) e com suporte de atualizações para as versões de pacotes por um longo periodo de tempo (tipo, voce tem gnome 2.3 ele nao vai ser atualizado para gnome 2.4... vai ser apenas aperfeiçoado tipo gnome 2.3.1982379187398173-ab-revision-biboquinhax14). O grande lance dos enterprises da vida é homologação e não estabilidade... sendo garantido que tal software proprietário ou hardware certificado vai funcionar naquela distro e se não funcionar voce tem todo o direito de ligar pra uma dell/oracle da vida e reclamar.

Resumindo, RH enterprise ou SLED/SLES não é pra usar em casa. São distros chatas cheias de pacotes velhos voltados para empresas que querem garantia no papel que o treco funciona.

Se eu não me engano o Debian possui uma filosofia semelhante incluindo apenas pacotes extremamente revisados nos main releases. A diferença é que não há uma empresa por tras disso, o que para alguns é um atrativo a mais. smile.gif
Psycopata
O debian posui as versões Stable, Testing e Unstable.

Unstable é o repositório com software mais recentes. O testing é recemte, porém já tem um grau de maturidade. O Stable são os já ultra-testados
HSG
Diga-se de passagem que pro Debian considerar Stable leva um bom tempo, demora pra caralho pra aparecer novos programas nos repositórios do Debian bleh.gif
anonimo-
debian é a unica distribuição não paga que eu tenho confiança cegamente pra sistemas criticos.
guarana-DMS
Uso o ubuntu por não ter "tempo" de ficar aperfeisoando o meu desktop, porem gostaria de configurar um Suse, um fedora ou um debian do 0.

Já usei suse, não era dificil, mas tinha poucas fontes de pesquisa em relação ao ubuntu(sistema atual do meu notebook).

Baixou o OpenSUSE 11?
jst necromancer
ae galera... demorei, mas voltei! ^^
Entao, eu tava usando o OpenSUSE 11 com o KDE4.1... mas o KDE ta meio bugado no SUSE e acabei me frustrando um pouco com ele... embora seja tudo bem simples de operar... tem certas limitacoes qdo se trata de "compilar" aqruivos e o kernell....
Eis entao que eu acabei seguindo o tutorial que foi postado aqui e instalei o Slackware 12.1...
Ate agora eu nao me arrepenedo nem um pouco... embora eu jah tenha refeito a instalacao milhares de vezes porque de tanto fucar, vc fode algo e (como todo o bom n00b) nao sabe colocar no lugar de volta... ehauehaueaheuaheueha
jah tentei o KDE4.1 nele tbm mas acabei por me estabilizar com o 3.5 mesmo porque tah bem estavel e bacana... fora que eu nao li boas criticas do 4.1 e, por experiencia propria, acabei por pegar um pouco de aversao a ele devido aos bugs...

Bom, to apanhando pra porra pra deixar meu slack bunitinho... to lendo pra caralho pra comecar a entender do unico lunix que faz 8 anos que eu queria usar... mas todo mundo me afastou dele falando que era "foda"...
Agora que eu instalei e to usando... nao eh tao foda assim... logico q qdo vc nao sabe as linhas de comando e tals eh mto foda fazer alguma coisa.... mas aos poucos vc vai aprendendo e vai "desenrrolando" o negocio todo...

Eu acho que vou ficar no slack mesmo!
Mas vou deixar outra distro caso eu foda mto meu sistema e nao consiga recuperar... assim pelo menos tem como eu ver na net o que tah errado! ehauehaehaeuaheauh

Ah, falando das outras distros... eu jah usei o Debian. o [(Ku)Xu]Ubuntu, OpenSUSE e agora o Slackware.... e ate agora eu gostei mais do slack... seguido do SUSE
Psycopata
Então vc está fudido. Quem usa o Slackware possui um grau de exigência muito alto.

De fato, para usar como desktop, o slack tem lá sua chateação, porém, na hora de configurar e ter o sistema na mào, eu ainda não usei distro melhor. Ne o debian é tão simples de configurar como o slackware. É tudo muito simples: você abre o konsole, configura o arquivo texto e coloca para rodar. Simples.

O linux está num movimento que eu chamo de "fulga da filosofia Unix". Assim, por definição, tudo no unix é arquivo e tudo está em texto e tudo pode ser configurável. E o linux está cada vez mais saindo dos arquivos texto para binários. Eu não gosto disso. O fedora está com uma implementação do X11 onde não se utiliza mais o xorg.conf. Toda a configuração é passada por parâmetros. E é tudo binário. Eu não gosto disso.

No Debian, é mais complicado de gerenciar a ordem de boot que no Slack. antes, bastava você criar o link simbólico numa das rcX.d do etc com inicio do S_orderm de boot_nome do aplicativo. Isso funciona o Slack. Vai fazer no Debian. Não dá.

Eu uso o ubuntu só pelo fato de entrar no sinaptic e ter o que eu quero.
jst necromancer
QUOTE(Psycopata @ Oct 20 2008, 04:00 AM) *
Então vc está fudido. Quem usa o Slackware possui um grau de exigência muito alto.

De fato, para usar como desktop, o slack tem lá sua chateação, porém, na hora de configurar e ter o sistema na mào, eu ainda não usei distro melhor. Ne o debian é tão simples de configurar como o slackware. É tudo muito simples: você abre o konsole, configura o arquivo texto e coloca para rodar. Simples.

Entao, eh exatamente isso que eu to curtindo mto no slackware...
Tipo, ele nao tem praticamente nenhuma comodidade do tipo "atualizacoes automaticas", packages de instalacao "windows style" e derivados... mas vc consegue fazer nele o que vc quiser e configura-lo da forma que achar mais conveniente com suas necessidades e seu hardware principalmente...
To apanhando pacas mesmo pra aprender, requer um nivel mesmo bem alto pra usa-lo com eficiencia... mas nada que dedicacao e will nao resolvam... hauehauehauh
Aos poucos ele ta ficando cada vez mais simpatico comigo e eu so estou esperando a versao definitiva do KDE4 pra poder colocar no slack... andei googleando e nao fui soh eu que teve milhares de problemas com a instalacao do KDE4.1 no slack... e por enqto eu resolvi viver do 3.5 mesmo e usar esse tempo pra aprender mais sobre o sistema antes de querer mexer com outras coisas...
To vendo que aprender Linux eh mais divertido do que aprender webdesigner... hauehaueaheuahe
ate dei uma stagnada nos meus estudos de web pra poder me dedicar um pouco mais no slack e me aperfeicoar nele!
E haja leitura!!! ehauehaeahuaeh!
Mateusfam
Bom , se vc está tendo um pouco de dificuldade no slack mais gosta do mesmo eu aconcelho ir para o Archlinux . Ele tb tedem da velha filosofia unix , um sistema de inicialização bsdstyle e um gerenciador de pacotes de resolve depedencias, alem deste ser todo optimizado para i686 ( não somente o kernel ), Compilação e criação de pacotes estilo ao ports dos BSDs, atualização do Kernel e de pacotes da própria distro constantemente e fácil , ele é fácil de manter e fácil de consertar .

O jeito Arch de ser
Arch x Outros

TIRADO DO SITES ACIMA .
Comentários

O que os usuários dizem sobre o Arch

* Depois de gastar um bocado de tempo com outras distribuições (debian, gentoo, mandrake, redhat, fedora, slackware) e mesmo com FreeBSD eu acho que finalmente encontrei a distribuição que estava procurando.

* Eu tentei várias distribuições e mesmo me certiifiquei pelo RHCE [RedHat], mas sempre houve algo de que eu não gostava nelas.

* Minha distribuição dos sonhos sempre foi a simplicidade do Slackware com o suporte real a dependências do Debian. E adivinhe o que, isso é o Arch.

* Eu sempre achei Arch minha distribuição final.

* Depois de tentar quase todas as distribuições disponíveis, eu tenho que admitir que Arch é a melhor.

* Oi todo mundo. Eu apenas me registrei aqui para poder reportar todos os problemas que eu vinha tendo, e pedir ajuda. Engraçado é que EU NÃO TENHO PROBLEMAS!!! Realmente eu não posso acreditar nisso, mas tudo está funcionando! EU instalei o Arch hoje, tive algum trabalho com o setup do xorg e do som, mas encontrei todas as respostas de que precisei na documentação e nos fóruns.

* Eu tentei Mandrake, Yoper, FC3/4, Mepis e Ubuntu. Estava procurando pela distribuição perfeita. Estou feliz de ter encontrado Arch.

Usei varias distros i estou na mesma por volta de +- 1 ano i graças a deus eu tenho um amigo mto xato i ficava no meu pé para testar o mesmo .

Ponto contra a mesma: Sem documentação em portugues , tudo em ingles . : wiki : http://wiki.archlinux.org/index.php/Main_Page

Technomancer
Por mais que eu tente eu sempre volto engatinhando pro Gentoo. É a unica distro que me dá a sensação de ~/.

E bah, discussões sobre distros não tem graça sem o Tristam por perto. Por onde anda aquela figura?
anonimo-
QUOTE(Technomancer @ Oct 21 2008, 06:17 PM) *
Por mais que eu tente eu sempre volto engatinhando pro Gentoo. É a unica distro que me dá a sensação de ~/.

E bah, discussões sobre distros não tem graça sem o Tristam por perto. Por onde anda aquela figura?

eu tambem tinha essa sensaçáo, mais ela vem se extinguindo. Cheguei ao ponto de excluir meu preciosicimo stage4.

anyway alguem testou o ubuntu 8.10 beta já?

Instinct
Tristam evaporou até do IRC faz alguns meses. Sei lá que anda fazendo, vou até perguntar pro pessoal de BH.
Winglows-WFox[DW2]
QUOTE(anonimo- @ Oct 14 2008, 10:34 PM) *
debian é a unica distribuição não paga que eu tenho confiança cegamente pra sistemas criticos.

Sem dúvida a melhor distro pra mim. Uso Linux como usuário doméstico desde 99. (mesmo com período de abandono por preferir FreeBSD, mas infelizmente voltei para o Linux e estou usando direto desde o final de 2004 direto). Desde mar/2005 uso Debian e foi a última distro que testei em vida e dela não sai mais.

QUOTE(Technomancer @ Oct 21 2008, 07:17 PM) *

Gentoo sem dúvida nenhuma é muito melhor que o Slackware em uma série de requisitos, inclusive no que tange a aprender como funciona a fundo o sistema. A única coisa que é pior é no que tange a compilação manual, afinal, o Gentoo automatiza realmente boa parte dela com seu 'emerge' e faz com que o usuário se distancie do configure, make, make install e coisas do tipo. Usei e uso gentoo apenas para dar uma fuçada e gosto muito de distro, mas acho um pouco inviável para o ambiente coorporativo no qual trabalho. Prefiro sem dúvida o Debian para isto, mas afirmo que é a melhor distro para se aprender a fundo sobre o sistema. Particularmente aprendi muito mais com poucos meses como usuário do Gentoo do que os anos que gastei com Slackware. Bem que quando usava o slackware, mal conseguia entender o processo de compilação do kernel que quase sempre tinha que fazer para que meu hardware funcionasse. Pode ter sido isto. Mas recomendo para quem quer aprender o Gentoo. A documentação do projeto é excelente para aprender de verdade o sistema e sua forma de funcionamento e principalmente como ser instalado.
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.