Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Patentes de software!
Hangar Network Forum > Miscelânea > Hangarix
anonimo-
À Comunidade do SOFTWARE LIVRE

Está para se consolidar um golpe certeiro ao SOFTWARE LIVRE, a sua filosofia e futuro, trata-se da eminência de consolidação de normas do INPI, Instituto da Propriedade Industrial, que garantirão a possibilidade de concessão de Patentes de Software, hoje vedada por lei, mas sem uma interpretação oficial por parte deste órgão governamental.

fonte: http://comunidade-linuxnarede.eti.br/modul...php?storyid=553

Você é a favor ou não sobre patente de software?
já imaginou você inventar o primeiro processador de textos/player/navegador e ser o único com direito para fazer aquilo?

IMO, é um retrocesso total á informática isso.
Ares
Quem inventa algo (mesmo sendo um código) tem direito de lucrar com ele. O problema é quem fica patenteando coisas genéricas demais na esperança que alguém invente a sua patente (tipo, descrever um "software que use a um algorítimo de simulação física * para calcular comportamento entre as janelas em um ambiente tridimencional desenvolvido em opengl ou directX"). Por mim isso é sacanagem, pode ver, já temos os compiz da vida e tal, agora com surgimento de coisas como o cuda, physix e tal com certeza algum vagabundo vai implementar uma forma de usar o cuda enquanto você arrasta uma janela ou algo do tipo, mas se alguém antes patenteou (mas não programou) algo como eu falei acima, vai dar merda.

Patente por mim tem que ter uma idéia boa e nova, fazer uma implementação dessa idéia e patentea-la (a implementação da idéia e não a idéia em sí, como patentear o word por exemplo), pois a idéia de um programa fodão para editar textos é genérica demais para ser patenteada.
Stealthk
Ares concordo com voce.....depende do tipo do programa, tem coisa que nao da pra patentear...Patentear ideia é algo que nao acho legal....mas um programa tudo bem...agora nada impede da pessoa do lado copiar a ideia e fazer um programa parecido....dai ganha quem for mais competente.....
se bem que ainda prefiro que ambos fizessem tudo junto com o codigo aberto wink.gif
Psycopata
O problema é que no Brasil quem tem dinheiro manda, ou melhor compra. Funciona assim, a galera do software livre não vai fazer lobby e nem comprar nenhum político. Já a Microsoft, ao contrário, sim, possui esse poder de compra. Então, vão sim mudar a lei para favorecer as empresas sim.

Isso não é glichê. O meu médico oftalmologista, conversando com ele sobre a burrice de motoqueiros de usar roupa preta, ele me disse que aquelas faixas reflexivas são todas falsas. e ele sabe disso porque ele tem uma empresa que representa uma empresa americana de faixas reflexivas. Esse produto foi o único aprovado pelo Governo Brasileiro. E ele falou que não está vendendo. Bom, num belo dia, um deputado, ou Senador, chamado Cordeiros, ligou para ele dizendo que está com um projeto de lei para regularizar o uso dessas faixas. Como iria retirar o uso das faixas piratas, isso iria beneficiar a empresa do meu médico. Por isso ele queria R$150.000,00 para apresentação do projeto. O meu médico então disse: se você achar que essa lei é boa para a população vc apresenta, faça o que vc achar certo. Como ele não pagou, o projeto de lei não foi apresentado, e continua morrendo motoqueiros por permitir o comercio de faixas reflexivas que não funcionam. O atenuante nesse caso é que quem está morrendo é motoqueiro, pq ninguém mandou o bixo ser burro e usar roupa preta, que o deixa invisível a noite.

Então, no software livre não tem ninguém para comprar os excelentíssimos Deputados e Senadores. As grandes empresas têm. Logo compram.

É por isso que temos que ter cuidado em quem votamos. Parece lugar comum, mas votar com consciência é a melhor forma de votar. MAs não, ficam votando por ideologia. Só fode com a gente.
Antes dessas eleições, investigem a vida pregressas dos candidatos. Não interessa partido ou ideologia. Porra, verifique quem os financia, quem são seus alidas, o que ele responde na justiça. Agora não, votam no cara porque ele é da quadrilha do PT, dá essas merdas.
Stealthk
acredito q o pessoal do Software Livre nao vai perder essa briga....se mudarem a lei do Brasil podemos usar a lei de outro pais ou sei la .... sempre tem otura alternativa
Technomancer
Propriedade intelectual: quem defende é quem exploita as leis para ganhar muito dinheiro sobre isso.
guarana-DMS
Patentiar software = total fail

Você não pode impedir ng da criar algo pq vc teve a ideia primeiro, isso interfere na liberdade dos programadores e dos usuários de software. Licenças de uso são a forma mais correta de lucrar sobre seu software, ao meu ver.
Technomancer
Quem votou a opção número 1 deveria pelo menos expressar o porque de sua opinião.
Zé Do Mal
Como eu ganho dinheiro traduzindo texto de patentes quero mais é que brote 400 textos de patente mesmo, mais dinheiro pra mim.
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.