Daniboss
Aug 19 2008, 01:38 AM
Bom, meio que forçado por um professor que só aceita trabalhos feitos em Unix(ainda nao entendi a diferença disso pra Linux) vou instalar Linux na minha maquina, mais precisamente Ubuntu. Surgiram varias duvidas, mas a principal é em relaçao à instalaçao de 2 SO's.
Tenho 2 HD's. Em um pretendo manter Windows pro resto da casa poder usar sem me encher o saco. Os arquivos do HD com Linux poderiam ser usados normalmente se eu estivesse no Windows e vice-versa?
Provalvemente vou perguntar mais, se eu nao achar no search claro. Se em algum tópico ja tiver explicado minha duvida, por favor mande o link, nao achei.
anonimo-
Aug 19 2008, 01:46 AM
Cloca o segundo disco como slave, formata e instala, o ubuntu automáticamente ira detectar o windows no hd1 e colocar como opção de boot.
o único problema é que o windows não irá conseguir ver os arquivos do linux, más o linux conseguirá ver os arquivos do windows.
Na versão 8.04 do ubuntu existe uma nova forma de instalação, o WUBI. com ele você instala o linux como se fosse um programa do windows, sem precisar particionar nem nada, o problema nessa forma é a perda de desempenho em torno de 20%
para ler arquivos do linux no windows existe essa ferramenta,
http://www.diskinternals.com/linux-reader/tenha uma boa iniciação, abraço.
Daniboss
Aug 19 2008, 01:50 AM
Mas um jogo intalado em uma partiçao rodaria na outra?
anonimo-
Aug 19 2008, 01:53 AM
se você separar o disco somente para o ubuntu, aquele disco só comportará coisas do ubuntu
e no disco do windows você coloca seus programas windows.
Daniboss
Aug 19 2008, 02:20 AM
Rodei do cd mesmo mas nao conseguir configurar minha internet =/. Fiz o que o Help do Ubuntu mesmo falo pra fazer e nao deu. Ai coloquei um comando(plog) pra ver o status da conexao e apareceu alguma coisa que tinha "PAP" no meio e logo na linha seguinte conection terminated. Algum palpite?
anonimo-
Aug 19 2008, 02:25 AM
tente ser mais especifico.
-qual o modem
-que tipo de conexão, por cabo ethernet, usb
-qual provedor
-o sistema está instalado ou ta tentando acessar do LIVE CD?
Daniboss
Aug 19 2008, 02:29 AM
-SpeedStream
-Ethernet
-Velox
-Rodei direto do cd, mas se instalar resolver a situaçao eu instalo
Mais uma coisa, o cd que eu usei peguei emprestado com um amigo e é Ubuntu 7.alguma coisa, tem problema?
anonimo-
Aug 19 2008, 02:31 AM
a principio você não precisa configurar nada. ele teria que pegar o IP automático, é assim que funciona no seu windows?
Daniboss
Aug 19 2008, 02:37 AM
Como nao entendi muito bem, vo tentar explicar como eu faço pra conectar.
Com a conexao configurada, depois que o Windows inicia eu do um duplo clique no icone da Velox, ele pede nome de usuario e senha, clico em conectar e ele conecta...
anonimo-
Aug 19 2008, 02:45 AM
a entendi desculpe a minha ignorância, você usa PPPOE pra se conectar na internet.
começando.
abra um terminal (ou consola) e digite o seguinte comando:
sudo pppoeconf
vai aparecer uma tela de configuração, vá dando sim até quando pedir seu login login@provedor.com.br
depois disso pedira a senha, aceite e é pra estar configurado.
se isso não funcionar tente procurar ajuda aqui, www.ubuntuforums.org lá você será respondido muito rapidamente.
[]´s
KmK)InSaN3
Aug 19 2008, 03:42 PM
QUOTE(anonimo- @ Aug 18 2008, 11:45 PM)

a entendi desculpe a minha ignorância, você usa PPPOE pra se conectar na internet.
começando.
abra um terminal (ou consola) e digite o seguinte comando:
sudo pppoeconf
vai aparecer uma tela de configuração, vá dando sim até quando pedir seu login login@provedor.com.br
depois disso pedira a senha, aceite e é pra estar configurado.
se isso não funcionar tente procurar ajuda aqui, www.ubuntuforums.org lá você será respondido muito rapidamente.
[]´s
sempre penso instalar o linux
mas cada vez q vejo um tópico assim desanimo =/
sem paciencia
Pronja
Aug 19 2008, 04:13 PM
Eu faço o roteamento direto no modem. Beeem mais simples, já fica pronto tanto pro windows quanto pro linux.
anonimo-
Aug 19 2008, 06:13 PM
QUOTE(KmK)InSaN3 @ Aug 19 2008, 12:42 PM)

sempre penso instalar o linux
mas cada vez q vejo um tópico assim desanimo =/
sem paciencia
sempre tem um jeito de fazer tudo pelo modo grafico, mais é muito mais facil mostrar uma linha de comando do que vários screenshots, e com o tempo você se torna adepto do modo de comando.
Pronja
Aug 19 2008, 07:15 PM
E esse comando pppoeconf é extremamente simples. São três ou quatro steps, e você já ta com a internet funcionando. Nos piores casos, a única complicação é que o Linux pode não conseguir detectar o DNS, dai vc precisa especificar um manualmente, o que tb não é nenhum bicho de sete cabeças.
Ares
Aug 19 2008, 09:04 PM
Pessoal assusta demais com comandos, mas eles são muito mais simples de se ensinar como fazer, tipo, eu poderia mandar você ir no treco de conexão com o botão direito, ir no treco de propriedades, lá entrar no negócio de configurar conexão com uma tela tipo essa:

Selecionar no tipo de conexão que é uma adsl/pppoe e preencher nome de usuário e senha...
Ou então posso falar apenas "sudo pppoeconf", e o usuário já saca praticamente tudo que tem que fazer:

====================
Desculpem as fotos péssimas, o meu PC ta sem monitor e to num windows de um amigo... outro problema de coisa por interfáce gráfica, se acaba tendo que postar fotos com flexinhas quando o usuário não acha o botãozinho, no caso de texto é só colar o que tá no seu teminal e gg. Interfáce gráfica é para o usuário descobrir sozinho o que tem que fazer, de texto é para quando ele procura ajuda na net...
anonimo-
Aug 19 2008, 09:23 PM
faço das palavras do Ares as minhas.
muito mais fácil passar um comando sem erro que ensinar botões, mais se precisar a interface gráfica está ali.
Psycopata
Aug 20 2008, 02:55 AM
QUOTE(Daniboss @ Aug 18 2008, 10:38 PM)

Bom, meio que forçado por um professor que só aceita trabalhos feitos em Unix(ainda nao entendi a diferença disso pra Linux)
Bom, como o pessoal te respondeu, eu vou comentar essa dúvida.
Existem algumas diferencinhas entre os dois sistemas, porém ambos foramc ontruídos em cima da mesma filosofia (ou melhor, o linux é um filhote do unix).
Porém, para ser chamado de UNIX, o sistema deve obedecer a um padrão e ter uma licença expedida pela UNIX Fondation. Como essa licença é cara e não influencia no desenvolvimento do linux, a Linux Fondation nunca se interessou em adiquirir. Por isso o Linux não pode ser chamado de Unix. Sem falar nos aplicativos GNU - GNU is not Unix. Apesar que nada impede do linux utilizar os padrões definidos pela UNIX Fondation.
Porém, como os sistemas são parecidos, o aplicativos de shell rodam no linux, no BSD, no Unix e no Mac OS X (sim, a Apple comprou a lincença e padronizou o seu sistema para poder ser chamado de Unix - é o Unix mais charmoso que existe, porém é um Unix).
anonimo-
Aug 20 2008, 03:02 AM
a história é assim e o nome desse padrão exigido pela unix fundation é POSIX se não me engano, faz muito tempo que tive aula disso e não lembro
então não precisa se preocupar se é unix ou não, sendo POSIX é como unix.
UNIX é uma marca como NIKE, e como linux não precisa de marca. GG
Stealthk
Aug 21 2008, 01:26 PM
Bom vou re-utilizar uma msg que acabei de postar:
Linux básico:
entra aquu tem mta coisa boa:
www.guiadohardware.net
tem ate um livro online Linux Entendendo o Sistema:
http://www.gdhpress.com.br/entendendo/#indiceda pra aprender bastante pra quem ta migrando de SO
da uma lida vai te ajudar!
alem disso navegue pelo site tem mtas dicas mto uteis
Falou!
guarana-DMS
Aug 21 2008, 08:08 PM
Cara...
A maioria das suas duvidas é so usar o www.google.com/linux
GG ;]
EDIT: Obvious que vc tem que manjar um pouco de SO(conceitos) pra poder saber pesquisar o que vc quer saber :}
Cyrus
Aug 28 2008, 11:56 PM
Galera da uma luz aqui, eu usava PPPOE pra me conectar ai configurei tudo no linux blza, mas agora aqui em casa estou usando um roteador e apenas o Windows está reconhecendo, como proceder no linux?
Abraços!
anonimo-
Aug 29 2008, 01:12 AM
faça assim

se não der tente escrever no terminal,
sudo dhclient eth0
guarana-DMS
Aug 29 2008, 12:02 PM
se não der tente escrever no terminal, sudo dhclient eth0
BEM mais facil ;]
Bleq
Sep 27 2008, 05:11 AM
com o tempo vcs acabam se acostumando com os comandos linux, quem manja de linux atualmente com certeza esta bem no mercado de servidores, programadores e etc. e os comandos a principio são chatos mais quando pega a manha ja era, salve o tempo do DOS.
para usuário final ainda eh meio chato, pois tudo deve ser mastigadão (windows), mais o ubuntu esta chegando quase la, quase mesmo...
Chambo
Sep 27 2008, 06:31 PM
ninguem da comunidade gosta do suse ?
HSG
Sep 27 2008, 08:53 PM
Eu já testei Fedora, Debian, Kurumin, OpenSUSE, Ubuntu.
Eu cheguei às seguintes conclusões:
Fedora:
De todos citados, o melhor de longe, também, não é para menos, com a Red Hat por trás do projeto, toda versão é qualidade garantida.
Eu diria que é uma distro intermediária, não é das mais fáceis pra se mexer no inicio, mas não é complicada. Para quem está decidido a aprender Linux, eu recomendo, pois muitas coisas requerem um conhecimento mais avançado, o que te força a aprender cada vez mais.
Kurumin:
Lixo dos lixos.
Ainda por cima usa KDE.
Ubuntu:
Talvez a distro mais conhecida, já que também é a distro mais fácil de usar.
Ela faz tudo sozinha praticamente, configura vídeo, rede e instala drivers. Mas é desleal comparar Ubuntu com qualquer outra distro, pois o Ubuntu instala drivers proprietários, apenas para melhorar a performance - outras distros 100% open source não fazem isso, logo, muitas vezes não alcançam a mesma performance (mas há casos e casos...).
É uma distro legal no começo, você aprende uma coisa ou outra, mas normalmente os usuários que querem aprofundar mais, mudam de distro.
Ponto positivo para iniciantes: Muita interface gráfica, pouco terminal.
Debian:
A "mãe" do Ubuntu.
Não é recomendavel para iniciantes. Apesar de não ser dificil como um Gentoo ou Arch, não é tão babaca como o Ubuntu.
Uma distro muito boa e com tradição, uma das distros mais estaveis atualmente (coisa que conta muito).
OpenSUSE:
Usei um pouco (enquanto eu não achava o DVD do meu Fedora, lol).
É uma distro boa até onde pude ver, também tem tradição como o Debian, mas só isso que sei sobre ela.
----------------------------//---------------------------------------------
Ubuntu, Fedora e Debian, possuem vários usuários, o que para Linux, conta muito, já que todo suporte é dependente das experiências dos usuários. Não sei como está o OpenSUSE, mas acredito que também possua um suporte bom.
Essas 4 (Ubuntu, Fedora, Debian e OpenSUSE) são o mainstream das distros basicamente.
Cada uma tem seus pontos altos e baixos, não há como decidir definitivamente qual é a melhor, por isso eu gosto do Linux, você tem que experimentar as distros e ver com qual você se identifica mais - essa variedade e possibilidade de escolhas é uma das coisas mais legais.
Mateusfam
Sep 28 2008, 12:08 AM
É uma distro que acredito pouca gente conheça , depois do ubuntu eu sempre gosto de recomendar o sabayon linux . Acredito que o mesmo é melhor para usuarios iniciantes do que o ubuntu ( ambos usam a ideia kiss ) .
Off-topic:
Concordo que o Archlinux não seja para usuarios iniciantes , teria que ter no minimo uma base , entretanto aonde tah a dificuldade de utilizar o mesmo ( acho extremamente simples ) .
Discordo que o ubuntu tenha uma boa performace ( comparada ao fedora talvez ) , mais acho ele uma das distros mais lentas que existe hj , entretanto , isto não é fato desicivo para se recomendar para um usuario inciante.
Tava dando aula de inclução digital na universidade , para gente que sequer tenha pego em um computador ( tem gente que nem sabe usar uma maquina de escrever ) , lah se usa o debian ( que para mim tb é uma distro de se pode ser utilizada como usuario iniciantes ) o que eu pude concluir é que linux é bein melhor para quem tah começando a usar computador .
HSG
Sep 28 2008, 03:10 AM
QUOTE(Mateusfam @ Sep 27 2008, 09:08 PM)

Discordo que o ubuntu tenha uma boa performace ( comparada ao fedora talvez ) , mais acho ele uma das distros mais lentas que existe hj , entretanto , isto não é fato desicivo para se recomendar para um usuario inciante.
Como eu disse, há casos e casos. Teoricamente o Ubuntu consegue melhores desempenhos por instalar drivers de rede e vídeo proprietários. Sinceramente , eu não acho isso, minha wireless funciona bem melhor no Fedora do que no Ubuntu, mas anyway, a propaganda de drivers proprietários é terem melhor performance, o que se você parar pra pensar bem, teoricamente deveriam ter mesmo.
Technomancer
Oct 2 2008, 09:54 PM
Haha! Seus trabalhos no uorde não são necessário pro seu professor que quer algo de qualidade feito em LaTeX?
anonimo-
Oct 2 2008, 10:53 PM
Onde tem alguma documentação DECENTE de latex? já tentei umas 2x escrever em latex, e não achei um portal forte e atualizado do mesmo.
quero chegar no meus miguxos e falar, eu sei escrever em latex11!1!
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor
clique aqui.