Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Tentando me libertar do Windows
Hangar Network Forum > Miscelânea > Hangarix
Daniboss
Bom, meio que forçado por um professor que só aceita trabalhos feitos em Unix(ainda nao entendi a diferença disso pra Linux) vou instalar Linux na minha maquina, mais precisamente Ubuntu. Surgiram varias duvidas, mas a principal é em relaçao à instalaçao de 2 SO's.
Tenho 2 HD's. Em um pretendo manter Windows pro resto da casa poder usar sem me encher o saco. Os arquivos do HD com Linux poderiam ser usados normalmente se eu estivesse no Windows e vice-versa?
Provalvemente vou perguntar mais, se eu nao achar no search claro. Se em algum tópico ja tiver explicado minha duvida, por favor mande o link, nao achei.
anonimo-
Cloca o segundo disco como slave, formata e instala, o ubuntu automáticamente ira detectar o windows no hd1 e colocar como opção de boot.
o único problema é que o windows não irá conseguir ver os arquivos do linux, más o linux conseguirá ver os arquivos do windows.

Na versão 8.04 do ubuntu existe uma nova forma de instalação, o WUBI. com ele você instala o linux como se fosse um programa do windows, sem precisar particionar nem nada, o problema nessa forma é a perda de desempenho em torno de 20%

para ler arquivos do linux no windows existe essa ferramenta, http://www.diskinternals.com/linux-reader/

tenha uma boa iniciação, abraço.
Daniboss
Mas um jogo intalado em uma partiçao rodaria na outra?
anonimo-
se você separar o disco somente para o ubuntu, aquele disco só comportará coisas do ubuntu
e no disco do windows você coloca seus programas windows.
Daniboss
Rodei do cd mesmo mas nao conseguir configurar minha internet =/. Fiz o que o Help do Ubuntu mesmo falo pra fazer e nao deu. Ai coloquei um comando(plog) pra ver o status da conexao e apareceu alguma coisa que tinha "PAP" no meio e logo na linha seguinte conection terminated. Algum palpite?
anonimo-
tente ser mais especifico.

-qual o modem
-que tipo de conexão, por cabo ethernet, usb
-qual provedor
-o sistema está instalado ou ta tentando acessar do LIVE CD?
Daniboss
-SpeedStream
-Ethernet
-Velox
-Rodei direto do cd, mas se instalar resolver a situaçao eu instalo

Mais uma coisa, o cd que eu usei peguei emprestado com um amigo e é Ubuntu 7.alguma coisa, tem problema?
anonimo-
a principio você não precisa configurar nada. ele teria que pegar o IP automático, é assim que funciona no seu windows?
Daniboss
Como nao entendi muito bem, vo tentar explicar como eu faço pra conectar.
Com a conexao configurada, depois que o Windows inicia eu do um duplo clique no icone da Velox, ele pede nome de usuario e senha, clico em conectar e ele conecta...
anonimo-
a entendi desculpe a minha ignorância, você usa PPPOE pra se conectar na internet.

começando.
abra um terminal (ou consola) e digite o seguinte comando:

sudo pppoeconf

vai aparecer uma tela de configuração, vá dando sim até quando pedir seu login login@provedor.com.br
depois disso pedira a senha, aceite e é pra estar configurado.

se isso não funcionar tente procurar ajuda aqui, www.ubuntuforums.org lá você será respondido muito rapidamente.
[]´s
KmK)InSaN3
QUOTE(anonimo- @ Aug 18 2008, 11:45 PM) *
a entendi desculpe a minha ignorância, você usa PPPOE pra se conectar na internet.

começando.
abra um terminal (ou consola) e digite o seguinte comando:

sudo pppoeconf

vai aparecer uma tela de configuração, vá dando sim até quando pedir seu login login@provedor.com.br
depois disso pedira a senha, aceite e é pra estar configurado.

se isso não funcionar tente procurar ajuda aqui, www.ubuntuforums.org lá você será respondido muito rapidamente.
[]´s

sempre penso instalar o linux
mas cada vez q vejo um tópico assim desanimo =/

sem paciencia
Pronja
Eu faço o roteamento direto no modem. Beeem mais simples, já fica pronto tanto pro windows quanto pro linux.
anonimo-
QUOTE(KmK)InSaN3 @ Aug 19 2008, 12:42 PM) *
sempre penso instalar o linux
mas cada vez q vejo um tópico assim desanimo =/

sem paciencia

sempre tem um jeito de fazer tudo pelo modo grafico, mais é muito mais facil mostrar uma linha de comando do que vários screenshots, e com o tempo você se torna adepto do modo de comando.
Pronja
E esse comando pppoeconf é extremamente simples. São três ou quatro steps, e você já ta com a internet funcionando. Nos piores casos, a única complicação é que o Linux pode não conseguir detectar o DNS, dai vc precisa especificar um manualmente, o que tb não é nenhum bicho de sete cabeças.
Ares
Pessoal assusta demais com comandos, mas eles são muito mais simples de se ensinar como fazer, tipo, eu poderia mandar você ir no treco de conexão com o botão direito, ir no treco de propriedades, lá entrar no negócio de configurar conexão com uma tela tipo essa:

Selecionar no tipo de conexão que é uma adsl/pppoe e preencher nome de usuário e senha...

Ou então posso falar apenas "sudo pppoeconf", e o usuário já saca praticamente tudo que tem que fazer:

====================

Desculpem as fotos péssimas, o meu PC ta sem monitor e to num windows de um amigo... outro problema de coisa por interfáce gráfica, se acaba tendo que postar fotos com flexinhas quando o usuário não acha o botãozinho, no caso de texto é só colar o que tá no seu teminal e gg. Interfáce gráfica é para o usuário descobrir sozinho o que tem que fazer, de texto é para quando ele procura ajuda na net...
anonimo-
faço das palavras do Ares as minhas.

muito mais fácil passar um comando sem erro que ensinar botões, mais se precisar a interface gráfica está ali.
Psycopata
QUOTE(Daniboss @ Aug 18 2008, 10:38 PM) *
Bom, meio que forçado por um professor que só aceita trabalhos feitos em Unix(ainda nao entendi a diferença disso pra Linux)

Bom, como o pessoal te respondeu, eu vou comentar essa dúvida.

Existem algumas diferencinhas entre os dois sistemas, porém ambos foramc ontruídos em cima da mesma filosofia (ou melhor, o linux é um filhote do unix).
Porém, para ser chamado de UNIX, o sistema deve obedecer a um padrão e ter uma licença expedida pela UNIX Fondation. Como essa licença é cara e não influencia no desenvolvimento do linux, a Linux Fondation nunca se interessou em adiquirir. Por isso o Linux não pode ser chamado de Unix. Sem falar nos aplicativos GNU - GNU is not Unix. Apesar que nada impede do linux utilizar os padrões definidos pela UNIX Fondation.

Porém, como os sistemas são parecidos, o aplicativos de shell rodam no linux, no BSD, no Unix e no Mac OS X (sim, a Apple comprou a lincença e padronizou o seu sistema para poder ser chamado de Unix - é o Unix mais charmoso que existe, porém é um Unix).
anonimo-
a história é assim e o nome desse padrão exigido pela unix fundation é POSIX se não me engano, faz muito tempo que tive aula disso e não lembro

então não precisa se preocupar se é unix ou não, sendo POSIX é como unix.
UNIX é uma marca como NIKE, e como linux não precisa de marca. GG
Stealthk
Bom vou re-utilizar uma msg que acabei de postar:

Linux básico:
entra aquu tem mta coisa boa:
www.guiadohardware.net
tem ate um livro online Linux Entendendo o Sistema:
http://www.gdhpress.com.br/entendendo/#indice
da pra aprender bastante pra quem ta migrando de SO
da uma lida vai te ajudar!
alem disso navegue pelo site tem mtas dicas mto uteis
Falou!
guarana-DMS
Cara...
A maioria das suas duvidas é so usar o www.google.com/linux

GG ;]

EDIT: Obvious que vc tem que manjar um pouco de SO(conceitos) pra poder saber pesquisar o que vc quer saber :}
Cyrus
Galera da uma luz aqui, eu usava PPPOE pra me conectar ai configurei tudo no linux blza, mas agora aqui em casa estou usando um roteador e apenas o Windows está reconhecendo, como proceder no linux?
Abraços!
anonimo-
faça assim

se não der tente escrever no terminal, sudo dhclient eth0
guarana-DMS
se não der tente escrever no terminal, sudo dhclient eth0

BEM mais facil ;]
Bleq
com o tempo vcs acabam se acostumando com os comandos linux, quem manja de linux atualmente com certeza esta bem no mercado de servidores, programadores e etc. e os comandos a principio são chatos mais quando pega a manha ja era, salve o tempo do DOS.

para usuário final ainda eh meio chato, pois tudo deve ser mastigadão (windows), mais o ubuntu esta chegando quase la, quase mesmo...
Chambo
ninguem da comunidade gosta do suse ?
HSG
Eu já testei Fedora, Debian, Kurumin, OpenSUSE, Ubuntu.

Eu cheguei às seguintes conclusões:

Fedora:
De todos citados, o melhor de longe, também, não é para menos, com a Red Hat por trás do projeto, toda versão é qualidade garantida.
Eu diria que é uma distro intermediária, não é das mais fáceis pra se mexer no inicio, mas não é complicada. Para quem está decidido a aprender Linux, eu recomendo, pois muitas coisas requerem um conhecimento mais avançado, o que te força a aprender cada vez mais.

Kurumin:
Lixo dos lixos.
Ainda por cima usa KDE.

Ubuntu:
Talvez a distro mais conhecida, já que também é a distro mais fácil de usar.
Ela faz tudo sozinha praticamente, configura vídeo, rede e instala drivers. Mas é desleal comparar Ubuntu com qualquer outra distro, pois o Ubuntu instala drivers proprietários, apenas para melhorar a performance - outras distros 100% open source não fazem isso, logo, muitas vezes não alcançam a mesma performance (mas há casos e casos...).
É uma distro legal no começo, você aprende uma coisa ou outra, mas normalmente os usuários que querem aprofundar mais, mudam de distro.
Ponto positivo para iniciantes: Muita interface gráfica, pouco terminal.

Debian:
A "mãe" do Ubuntu.
Não é recomendavel para iniciantes. Apesar de não ser dificil como um Gentoo ou Arch, não é tão babaca como o Ubuntu.
Uma distro muito boa e com tradição, uma das distros mais estaveis atualmente (coisa que conta muito).

OpenSUSE:
Usei um pouco (enquanto eu não achava o DVD do meu Fedora, lol).
É uma distro boa até onde pude ver, também tem tradição como o Debian, mas só isso que sei sobre ela.

----------------------------//---------------------------------------------

Ubuntu, Fedora e Debian, possuem vários usuários, o que para Linux, conta muito, já que todo suporte é dependente das experiências dos usuários. Não sei como está o OpenSUSE, mas acredito que também possua um suporte bom.

Essas 4 (Ubuntu, Fedora, Debian e OpenSUSE) são o mainstream das distros basicamente.
Cada uma tem seus pontos altos e baixos, não há como decidir definitivamente qual é a melhor, por isso eu gosto do Linux, você tem que experimentar as distros e ver com qual você se identifica mais - essa variedade e possibilidade de escolhas é uma das coisas mais legais.
Mateusfam
É uma distro que acredito pouca gente conheça , depois do ubuntu eu sempre gosto de recomendar o sabayon linux . Acredito que o mesmo é melhor para usuarios iniciantes do que o ubuntu ( ambos usam a ideia kiss ) .

Off-topic:

Concordo que o Archlinux não seja para usuarios iniciantes , teria que ter no minimo uma base , entretanto aonde tah a dificuldade de utilizar o mesmo ( acho extremamente simples ) .

Discordo que o ubuntu tenha uma boa performace ( comparada ao fedora talvez ) , mais acho ele uma das distros mais lentas que existe hj , entretanto , isto não é fato desicivo para se recomendar para um usuario inciante.

Tava dando aula de inclução digital na universidade , para gente que sequer tenha pego em um computador ( tem gente que nem sabe usar uma maquina de escrever ) , lah se usa o debian ( que para mim tb é uma distro de se pode ser utilizada como usuario iniciantes ) o que eu pude concluir é que linux é bein melhor para quem tah começando a usar computador .
HSG
QUOTE(Mateusfam @ Sep 27 2008, 09:08 PM) *
Discordo que o ubuntu tenha uma boa performace ( comparada ao fedora talvez ) , mais acho ele uma das distros mais lentas que existe hj , entretanto , isto não é fato desicivo para se recomendar para um usuario inciante.

Como eu disse, há casos e casos. Teoricamente o Ubuntu consegue melhores desempenhos por instalar drivers de rede e vídeo proprietários. Sinceramente , eu não acho isso, minha wireless funciona bem melhor no Fedora do que no Ubuntu, mas anyway, a propaganda de drivers proprietários é terem melhor performance, o que se você parar pra pensar bem, teoricamente deveriam ter mesmo.
Technomancer
Haha! Seus trabalhos no uorde não são necessário pro seu professor que quer algo de qualidade feito em LaTeX? tongue.gif
anonimo-
Onde tem alguma documentação DECENTE de latex? já tentei umas 2x escrever em latex, e não achei um portal forte e atualizado do mesmo.
quero chegar no meus miguxos e falar, eu sei escrever em latex11!1!
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.