Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Comandos Linux
Hangar Network Forum > Miscelânea > Hangarix
anonimo-
Olá a todos esse tópico servirá de auto-explicativo para quem tem duvidas quanto aos comandos de modo texto no línux

arquivos/Disco.

mkdir - cria um diretório exemplo: mkdir docs
rmdir - exclui um diretorio VAZIO
rm -rf - exclui um diretório com arquivos e SUBDIRETÓRIOS use com cautela
cd - entra num diretório (exemplo: cd docs) se não for passado comando algum retorna para o HOME (pasta pessoal)
cd ~ vai direto para o diretório home do usuário logado, pode ser usado por qualquer comando ex: cp ~/arquivos ~/pessoal ~ será trocado por /home/"USUÁRIO"
cd - volta ao último diretório acessado, é como o voltar do navegador.
pwd - exibe o local do diretório atual
ls - listar o conteúdo do diretório similar ao dir do dos.
du -msh - mostra o tamanho do diretório em Megabytes
whereis - mostra onde se encontra determinado arquivo (binários) útil para descobrir onde o seu apt-get/emerge instalou o arquivo exemplo: whereis wine = wine: /usr/bin/wine /usr/share/wine /usr/share/man/man1/wine.1.gz
df - mostra uma lista das partições e espaço livre.
cat - lista conteúdo do arquivo, como o type do dos
tac - exibe o conteúdo do arquivo do final para o início
tail - "rodapé" exibe as ultimas linhas de um arquivo
head - "cabeçalho" exibe as primeiras linhas de um arquivo
less - exibe um arquivo com controle de navegação, :Q sai
nano - editor de arquivos simples, similar ao edit do dos.
touch - altera as datas e horas do arquivo para a atual se o arquivo não existe cria um novo
find - localiza arquivos no diretório atual e recursivamente mais sem a função de filtrar
grep - faz a função de filtrar para qualquer dado passado a ele ex: find | grep firefox localizar todos os arquivos com nome firefox no diretório atual

Comandos Processos.

ps -aux - exibe todos os processos e seu PID e seu executável
kill PID - mata o processo especificado do PID
killall firefox - mata o firefox
xkill - o mouse se transformará numa AK-47 e o processo que for clicado será morto, precisa interface gráfica.

Rede.

atenção nem todos os comandos dessa área podem estar disponíveis de pronto acesso na sua distribuição, caso não esteja eles podem ser instalados usando o gerenciador de pacotes padrão.

ifconfig - exibe a configuração de suas interfaces de rede, não vou detalhar mais pois demandaria um guia só pra isso
ifdown INTERFACE - desconecta a interface indicada
ifup INTERFACE - reconeta a interfaçe indicada
netstat - mostra as portas abertas no sistema
nmap IP - escaneia o ip por portas abertas
nslookup - mostra todos os IP's vinculados á nomes de rede
traceroute - mostra rota até determinado endereço
mtf - mostra rota até determinado endereço e atualiza na tela em tempo real

Hardware.

hwinfo - mostra vários detalhes sobre o hardware instalado
lsusb - mostra dispositivos usb conectados
lspci - mostra dispositivos conectados no barramanto da placa mãe
glxinfo - mostra características da placa de vídeo

Redirecionar dados

Se você não estiver conseguindo ler ou foram muitos dados de resultado de comandos você pode passar esses dados á outros comandos.
resultado do comando cat muito grande para navegar pode se usar o less. ex: cat dmesg.log | less
ou mesmo filtrar apenas a linha que contenha alguma palavra interessante ex: cat dmesg.log | grep FILTRO

esses foram alguns dos comandos que lembrei galera, espero que ajude, daqui uns dias eu edito e coloco sobre permissões de arquivos/SUDO/root.

Chambo
anonimo, muito show essa listinha ainda mais pra quem esta começando como eu ..

ai vai uma opnião .. não seria util colocar que

ifconfig - exibe a configuração de suas interfaces de rede, não vou detalhar mais pois demandaria um guia só pra isso

tenha que ser executado dentro da pastas /sbin ?
anonimo-
não por que geralmente ifconfig está na PATH do sistema. e em algumas distros somente funciona executando como root pelo path e blablabla, mais eu vou fazer uma revisão amanha ou depois e colocar bem mais coisas e estudar sobre isso.
Chambo
QUOTE(anonimo- @ Aug 6 2008, 09:42 AM) *
não por que geralmente ifconfig está na PATH do sistema. e em algumas distros somente funciona executando como root pelo path e blablabla, mais eu vou fazer uma revisão amanha ou depois e colocar bem mais coisas e estudar sobre isso.

intendi, como eu disse que sou novo e to mechendo no fedora.. o ifconfig só funfa lah mesmo =p

#su
#cd /sbin
#if config
Psycopata
Adorei esse guiazinho. Anonimo vc é uma da raras pérolas que de vez em quando caem aki na hangar. Esse tópico tem que ser fixado.

Cambo, isso acontece porque o ifconfig originalmente é um comando de root. Ou seja, apenas no PATH do root é que ele está disponível para o ambiente. Caso você queira que ele esteja disponível para o seu usuário, vc precisa configurar isso no PATH, ou colocar um link simpbólico na pasta /usr/sbin. Dessa forma, ele fica executável para todos os usuários..

Ou então execute ele com sudo
CODE
meuLinux$ sudo ifconfig eth0

===========================================

Uma coisa que eu já procurei mas nunca achei algum de fato interessante, é uma explicação sobre a estrutura de diretórios do Linux/Unix.
Assim, toda aquela árvore de diretórios eu conhecó. Porém eu tenho uma dúvida quanto ao diretório usr.
É o seguinto, onde eu posso instalar os programas para que sejam acessados por todo o sistema?
Assim, eu tenho essa dúvida com relação ao java e seus plugins. Assim, se instalar o java na mão, ele não fica disponível para todo sistema. Até porque o java instala num diretório indicado ou na pasta home do usuário caso não indique outro lugar. Porém, com isso o java não fica acessível ao sistema, ou seja, quanto o sistem tiver que procurar uma máquina virtual, não utilizará a nova versão. É necessário mudar num monte de arquivos de conf e crirar uma porrada de links simbólicos em um monte de pastas para funcionar como funciona quando se instala via sinaptic.
Por isso eu queria muito sabe direitinho como funciona a hierarquia da pasta usr para o sistema. Eu nunca achei nada muito interessante sobre o assunto.
anonimo-
Psycopata thanks

dei um ls / e vou explicar o que sei dos dirs da raiz
/bin - comandos básicos do sistema - como se fosse um STAGE2 gentoo ex: make, cp ls
/sbin - comandos que só rodam como root
/boot - aqui vai o grub e os kernels
/dev - periféricos, nos unix-like tudo é aquivo tudo mesmo, aqui são os arquivos dos dispositivos
/etc - serve até onde sei pra scripts e arquivos de config
/lib - bibliotecas .so lembrando que .so é como .dll no win
/opt - não sei por que carguas dagua serve isso, alguns programas são instalados aqui
/proc - como já disse, tudo é arquivo nos linux-likes. aqui vão os processos.
/mnt - lugar onde se monta os dispositivos algumas distros usam /media hj em dia
/home - pastas pessoais, como um documents and settings no windows
/root - home exclusivo do root
/usr - local para instalação dos programas, deixar somente leitura (todo programa linux por padrão não grava dados na sua propria pasta, e sim no /home/ numa pasta oculta com . no início)
/var - variaveis de sistema
/tmp - pasta temporária

o problema do seu java instalado a mão creio que é no classpath e link simbólico pra /bin/java no mais não tem segredo instalar a mão o java.
Chambo
anonimo faz um guia simples para noobs tambem

tipo .. eu peguei mozila.bin ai descompactei executei e tal .mas como faz para fixar icones e essas coisas sem ter ue entra no comando sempre que tive que executar ?
anonimo-
tu usa gnome certo?

você está abrindo firefox escrevendo firefox no terminal e quer criar um ícone?
Ares
hwinfo
glxinfo
killall nomedobixo

Adorei, eu só usava os lshw, lsusb e lspci antes, assim que tiver com meu micro de volta vou testar o hwinfo e glxinfo. O killall é bom também pois eu ficava usando PS -A e kill.
Psycopata
QUOTE(Chambo @ Aug 6 2008, 01:45 PM) *
anonimo faz um guia simples para noobs tambem

tipo .. eu peguei mozila.bin ai descompactei executei e tal .mas como faz para fixar icones e essas coisas sem ter ue entra no comando sempre que tive que executar ?

Quando você instala ele clicando no executável do firefox, ele cria os ícones. De qualquer maneira, se no console vc executar o executável do firefox, ele vai abrir uma janelinha à lá windows e a instalação é normal. E cria os ícones. Bom, lógico, isso no ambiente gráfico.
Psycopata
a pasta /opt (de option - opção) eu também não entendo a razão de existir.
teoricamente seria assim, software que não seria para todos. Mas ai existe a pasta home. Bom, enquanto eu escrevo isso, eu acho que sei. Acho que programas stand alone, ou seja, aqueles sem suporte a multi-usuários deve ficar ali. Eu vou dar uma olhada no google para ver se eu descubro alguma coisa.

Quanto aos diretórios, isso eu sei, é a meleca dentro do /usr que eu fico meio puto. Os arquivos ficam meio bagunçados lá dentro.

Por via de regara, tudo que estiver fora do /usr é de root. E a hierarquia de diretórios se repente dentro do /usr.

De qualquer maneira, valu
Chambo
QUOTE(anonimo- @ Aug 6 2008, 01:55 PM) *
tu usa gnome certo?

você está abrindo firefox escrevendo firefox no terminal e quer criar um ícone?

QUOTE(Psycopata @ Aug 6 2008, 06:10 PM) *
Quando você instala ele clicando no executável do firefox, ele cria os ícones. De qualquer maneira, se no console vc executar o executável do firefox, ele vai abrir uma janelinha à lá windows e a instalação é normal. E cria os ícones. Bom, lógico, isso no ambiente gráfico.

esqueci de avisar que é o thunderbird leitor de email, quando eu executo ele pelo terminal , nenhum icone é criado ai tem que deixar uma aba sempre ali pra ver os emails.
Psycopata
Mas de qualquer maneira, os ícones do firefoc e do thunderbird estão na biblioteca de ícones do linux. Também estão no diretório em que foi instalado. Não é difícil criar um atalho. Porém, eu acho que um desktop limpo muito mais harmonioso de trabalhar. Aqueles desktops de garotinhas que começaram a aprender informática agora, todo poluído, é um saco.
ave
meu bash_login

export PATH="/usr/local/bin:/usr/local/sbin:/usr/local/mysql/bin:$PATH"
export MANPATH="/usr/local/man:$MANPATH"

PS1='\[33[1;33m\][\[33[0;37m\]\u\[33[1;33m\]@\h:\[33[1;37m\]\w\[33[1;33m\]]\$\[33[0m\]'

export PS1

alias ls='ls -G'
alias l='ls -la'
alias la='ls -A'
alias ll='ls -l'
alias lh='ls -d .*'
alias cp='cp -vi'
alias mv='mv -vi'
alias rm='rm -vi'

detalhe que o alias do ls no linux é ls --always-colors (diferença entre BSD/UNIX e Linux)

history, comando que uso d+ e CRT+R para achar no historico

cat /proc/cpuinfo
(ver a cpu em linux somente)

e uname -a
ver o kernel do sistema
anonimo-
opa que bom ver aparecendo a galera que meche em unix/Linux!!!
esqueci esses ai, posso adicionar seus comandos no post inicial pra ficar mais organizado?

explica melhor essa sua váriavel de ambiente PS1

history indispensável
e eu nunca tinha pensado em usar aliás assim como você mostrou, muito bom colocar tudo em verbose hehe
ave
hehe

a PS1 é responsavel por definir a formatação da linha do prompt antes dos comandos

olha como fica:

[d2@GARDS:~]$

nome do user @ nome da maquina (em amarelo se sou usuario simples e azul se sou root) : (diretorio corrente) : $ (em amarelo se sou usuario simples e azul se sou root)
anonimo-
lembrei, quando eu instalei o gentoo eu fiz isso.

fucei o handbook e achei hehe xport PS1="(chroot) $PS1"
Night
whois
cd ~
cd /
vim

poutz não lembro de muita coisa. Maioria ja falram aqui.
Psycopata
shutdonn -r now // reinicia
shutdown -h now // desliga
shutdown -r 3000 // reinicia em 3000 segundos
shutdown -h 3000 // desliga em 3000 segundos

su -l - shell com poderes de superusuário porém importa as configurações de ambientes do root. Isso é útil, porque, ao entrar com o su -l e digitar ifconfig, por exemplo, o ifconfig roda. Se utilizar apenas o su, como não foi carregado o ambiente, o ifconfig não roda, dai vc precisa ir na pasta /sbin para rodar o ifconfig

initd 0 - reinicia o computador
initd 1 - reinicia o computador no primeiro estágio. Aqui são carregados os processos mínimos necessários e apenas o root pode logar
initd 3 - reinicia o computador em modo texto - exceto para os Debians e seus filhos, que eu não sei por que cargas d'água eles definiram o estágio do initd 3 como link para o initd 5
initd 5 - reinicia o computador em modo gráfico

Você pode configurar o que vai e não vai iniciar nos estágios 0..5 editando os links simbólicos contidos na pasta /etc/rc.d
Dentro dessa pasta existe uma pasta para cada estágio. rc.d1, rc.d2 ... rc.d5.
Extremamente útil para configurar o sistema, principalmente servidores. Novamente, tive problemas com isso nos debians da vida. Porém, distros mais Unix como Slackware, funciona perfeitamente.

//==================================================
=====
bashrc e profile_bash. O primeiro é lido quando não é efetuado loggin no sistema. Por exemplo, quando vc está no ambiente gráfico e abre o terminal. Nesse caso, não há loggin e as configurações são lidas do arquivo .bashrc contido no seu diretório (~);
O segundo é ligo quando existe autenticação. Por exemplo, quando se entra no sistema pelo modo texto ou dá um alt+Fx para ter uma nova sessão.

Nesses arquivos colocamos as configurações de ambiente, como o Ave citou.
Dentre os atalhos, os que eu gosto de colocar:

alias su=`su -l`
alias vi=`vim`

==================================================
============================================
Você tem uma uma placa de sound off-board. Quer usar ela, porém, quando entra no seu linux, nada de som? Meu deus, minha plca queimou? Nada de disso, vamos resolver:
digite:
CODE

$asoungconf

vai te aparecer algumas opções que seram utilizadas.
digite
CODE
$asoundconf -list

isso vai listar os módulos de som instalados no seu computador
CODE
$asoungconf set-default-card <O módulo da sua placa>

Prontinho, o seu som está funcionando.

==================================================
============================================

Gente, é o seguinte, por enquanto o que eu estou lembrando é só isso. eu não tenho o linux aki, só lá em casa em Brasília. Aqui eu estou uasndo o meu Mac. Se eu lembrar de mais coisas, eu posto aqui.
Chambo
nautilus - terminal em versão grafica ^^ , não sei explica se é isso mesmo.
anonimo-
nautilus gerenciador de arquivos do gnome
como explorer.exe no windows
Psycopata
ou o finder, no Mac.

Curiosidade, os programadores com iniciaram o desenvolvimento do nautilus são todos programadores ou ex-programadores da Apple que trabalharam no projeto OS X. Então, qualquer semelhança entre o Finder e o Nautilus não é mera coincidência. E eu garanto, elas são grandes
PiPE
Dizem que esses comandos são usados SEMPRE no open suse.
Tenho o kurumin aki, sei colocar internet, quando meu windows pifar eu uso ele, ou outro né hehehe pq o kurumin é muito bugado..
axei legal esse lance da ak 47...
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.