Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: SC2 no Linux?
Hangar Network Forum > Miscelânea > Hangarix
Páginas: 1, 2
Stealthk
Pessoal, com o SC2 vindo ai (espero eheh) sera que vai demorar pra ele ser utilizado no Linux? no caso vamos ter que esperar o Wine certo?
Não tenho experiencia nisso mas queria saber se demora bastante desde que sai um jogo da blizzard ate ele rodar bem com o Wine?
Ah e outra coisa, a placa com melhores drivers para Linux seriam as Nvidia?
Obrigado
anonimo-
dependendo da sorte ele já vai sair de fábrica compatível com o wine, wine está muito maduro ultimamente e muita coisa roda nele medianamente.
o maior problema é com os drivers das VGAS, se sua VGA for Nvidea talvez rode bem logo no lançamento.

por exemplo eu tenho uma VGA ATI e até hoje não roda decentemente o Warcraf III no meu linux.
Stealthk
certo, entao é melhor mesmo comprar uma geforce pra rodar o sc2 legal no linux?
anonimo-
meu conselho é esperar o lançamento do jogo. a ATI abriu as especificações da série radeon HD, e um power driver open source está por vir. mais isso é promessa.
o melhor é esperar, no momento NV > ATI no linux. os drivers atuais da ATI nem rodam nada com wine.

meu conselho é esperar o lançamento do jogo. a ATI abriu as especificações da série radeon HD, e um power driver open source está por vir. mais isso é promessa.
o melhor é esperar, no momento NV > ATI no linux. os drivers atuais da ATI nem rodam nada com wine.
Stealthk
ok obrigado pelo toque, vou esperar sair os requerimentos minimos do jogo pra eu comprar um notebook que rode sc2 legal no linux
Night
Cara, acho que recursos de dx 10.1 não. Mas 9 sem problemas. Principio vai ser o mesmo que dos outros jogos.
microfilo
Não sonhe em existir um SC2 for Linux out-of-box.
anonimo-
por qual argumento não?
o jogo não vai ser dx9?
microfilo
A história dos games da Blizzard não é muito animadora em relação ao linux.
SolDeace
Já considerou usar o cedega ao invés do Wine?
anonimo-
não use CEDEGA use WINE.

CEDEGA é pago, não é open-source e usa tecnologia velha do WINE.
jogos rodam melhor no WINE.
Nn-M4rViN
cara que tal tu parar de agir como hackerzors e colocar uma partição do teu hd com win e instalar o sc2 ?
vai a dica
anonimo-
QUOTE(Nn-M4rViN @ Aug 11 2008, 01:15 PM) *
cara que tal tu parar de agir como hackerzors e colocar uma partição do teu hd com win e instalar o sc2 ?
vai a dica

por que antes de vir nesse fórum você não respeita a opção de cada um em não usar softwares piratas ou não comprar o windows?
me da nojo isso.

não posta nessa área de Linux se não for pra falar algo util
vai a dica.
Ares
Cedega é melhorzinho em algumas coisas, e comprando ele no torresmo certo, não precisa de pagamentos...

KCT, to montando um PC muito massa para jogos e to com raiva que não quero usar windows, mas quero os jogos rodando 100%... Vou tentar fazer alguma gambiarra com virtualização (X2 4600+ rlz), se não der vai ter que ser dual boot mesmo.

" cara que tal tu parar de agir como hackerzors e colocar uma partição do teu hd com win e instalar o sc2 ?
vai a dica" - Mano, não dá, depois que se acostuma com linux é tão merda mexer no windows. O foda que para jogar no linux não é mesma coisa...
Stealthk
comecei esse topico pq me recuso a usar windows, e se nao existir maneira alguma de fazer o sc2 rodar no linux(sera uma grande tristeza), penso ate em abrir mao do jogo. ou entao me juntar a equipe de desenvolvimento do Wine pra dar um jeito nisso wink.gif
Cocota[Ez]
Ou cedega, ou wine, ou outro software vai nos ajudar a jogar sc2 no linux. Não nos preocupemos.
A comunidade estará acompanhando a evolução do jogo e vai habilitá-lo no linux. Nós devemos participar, inclusive!
Da mesma forma que acompanhará a evolução dos drivers das placas de vídeo modernas. É só sincronizarmos com ela.

Não entendo por que a Blizzard não fez versão pra unix-like dos jogos dela. Ela faz pro MacOS.

anonimo-
por que usuários MAC compram licenças, linux não.

isso em tese.
ave
anonimo, apesar de usar opengl, directx, e lib`s core, eles não usam sdl,

as lib`s core sáo as lib`s de mac, para capturar o mouse, teclado, e saida de som (coreaudio), no fundo para eles fazerem uma versão sdl precisariam trocar todo a engine que hoje ja vem sendo trazida para ambas (directx e lib`s cores), acredito que o trabalho náo deva compensar.

E ainda cair em todos os probleams de varias distribuiçòes linux, para um mercado, que na maioria das vezes, mais fala, do que faz, como anonimo falou, mac`s pagam e nao ligam de pagar a mais para ter algo melhor.

eu ate hoje amo meu ipod shuffle, meu mini mac, e quero comprar um imac, conheci, gostei e vicie, e digo pago com orgulho.

e ps: nào estou desmercendo as sdl, digo so que o trabalho nao deva valer a pena, uma gambiarra possivel, usar a sdl instancia sobre a core, mas msm assim teriam de escrever bastante wrapper para funcoes, a perda de desempenho nao deve valer a pena.
guarana-DMS
Eu rodo wow no meu note ;]

E pra vc ficar feliz, os teste do wine 1.0 são feitos em cima do World of Warcraft, então provavel que vamos conseguir rodar SC2 e D3 no linux.

Não curto usa algo pirata, pelo fato de ter que ficar burlando mil e uma coisas, nada contra o windows, but, não curto pagar por algo robado ;]

E como o anonimo- já falou, vai depender da sua placa de video, aconselho a você compra um pc ou notebook com bastante memória, por que o que pega na hora de emular os jogos 3D é a memória pra emular a plataforma win + rodar o jogo ;X
Kh411y1
Alguem posta um tutorial de como rodar os jogos pelo WINE? tou com o linux instalado aki, e quero sair da merda do XP...
anonimo-
qual distribuição linux? UBUNTU?
Kh411y1
sim, 64 bits!
anonimo-
CODE
sudo apt-get update
sudo apt-get install wine
winecfg
executar algo wine "programa"

Wiki
https://help.ubuntu.com/community/Wine
Kh411y1
explica isso melhor tongue.gif
Cocota[Ez]
O ave entendeu a questão. É praticamente outro jogo, pro MacOS.
A única justificativa para eles não produzirem sc2 pro linux, IMHO, é por que o trabalho pra produzir não trará lucro. E isso, se verdade, me deixaria muito triste.

Eu não queria discutir a questão de pagar ou não pagar. A verdade é essa... se você quer uma coisa, e estão cobrando por isso, você vai fazer tudo pra pagar.
Os produtos Mac-like são foda. Todos são muito foda. Vale a pena pagar por eles.

Bom, já sei o que vou fazer.
Vou mandar um mail pra Blizzard expondo minha insatisfação e vou aderir a comunidade do wine ou do cedega pra fazer sc2 funcionar pra gente.

QUOTE(anonimo- @ Aug 12 2008, 08:38 PM) *
CODE
sudo apt-get update
sudo apt-get install wine
winecfg
executar algo wine "programa"

Wiki
https://help.ubuntu.com/community/Wine

quais partes você não entendeu daqui?
entende o sudo?
sabe usar o apt-get?
Instinct
Esqueceu também que MacOS é um só e distro linux tem aos baldes por ai. Se lançar o jogo pra linux tem que garantir que funciona e dar suporte.
anonimo-
QUOTE(Instinct @ Aug 13 2008, 11:20 AM) *
Esqueceu também que MacOS é um só e distro linux tem aos baldes por ai. Se lançar o jogo pra linux tem que garantir que funciona e dar suporte.

mais se funcionar no padrão linux funciona em todos =)
Pronja
QUOTE(anonimo- @ Aug 13 2008, 11:40 AM) *
mais se funcionar no padrão linux funciona em todos =)

Na teoria pelo menos deveria ser, mas na prática não é bem assim. Tinha um jogo que eu fiquei anos tentando fazer ele funcionar no ubuntu e nunca dava. No slackware e no gentoo, ele funcionou perfeitamente, com as mesmas configurações.
anonimo-
isso é questão de link simbólico pra biblioteca ou dependencia, pode ser resolvido facilmente, só saber o que fazer.
Instinct
Sim e caberia a blizzard resolver os pepinos de todo mundo não importando a distro que inventem de usar. Isso já foi discutido aqui por sinal e é simples a blizzard não vai soltar algo "mais ou menos compatível" ou é 100% em qualquer circunstancia ou deixa o pessoal se virar com Wine e Cedega.
ave
eu já acho que eles são bozinho, em fazer os jogos sem muita dependência externas, e o wine sempre ter rodado relativamente bem os jogos deles.

Leia-se: funciona sem gambiarras, porém não 100%
Kh411y1
QUOTE(Cocota[Ez] @ Aug 13 2008, 07:19 AM) *

O ave entendeu a questão. É praticamente outro jogo, pro MacOS.
A única justificativa para eles não produzirem sc2 pro linux, IMHO, é por que o trabalho pra produzir não trará lucro. E isso, se verdade, me deixaria muito triste.

Eu não queria discutir a questão de pagar ou não pagar. A verdade é essa... se você quer uma coisa, e estão cobrando por isso, você vai fazer tudo pra pagar.
Os produtos Mac-like são foda. Todos são muito foda. Vale a pena pagar por eles.

Bom, já sei o que vou fazer.
Vou mandar um mail pra Blizzard expondo minha insatisfação e vou aderir a comunidade do wine ou do cedega pra fazer sc2 funcionar pra gente.

quais partes você não entendeu daqui?
entende o sudo?
sabe usar o apt-get?

não entendi nada... posta um tutorial com SS, se der, ou algo mais facil de entender...
anonimo-
to na aula agora, quando eu chegar posso criar o guia e editar aqui

qualquer coisa crio amanhã, bjs me liga.
Ares
Kh411y1, tem umas coisas em linux que você resolve como mágica com algumas linhas de comando, o anonimo supos que você já sabe o basicão e colocou umas linhas que se você cola-se em um terminal, já faria tudo pra você independente de qual interface você tivesse utilizando. Geralmente o pessoal dá dica assim pois tem gente que configura tanto a interface gráfica que fica tudo diferente um do outro (eu so um exemplo disso, mas eu guardo o gnome "virgem" aqui para poder tirar screenshot para novato).

Segue anexo como fazer apertando botõezinhos o que ele falou:

Clique para ver o anexo

BTW, minhas decoração de janela ta muito fudida com compiz, mas do que de costume, o que eu devo fazer, tentar voltar tudo como deveria ser no ubuntu ou instalar algo como o beryl? No XFCE eu sou indiferente delas pois quase não uso mouse, mas na &*$%" do gnome eu tive que desativar o compiz para conseguir usar.
Cocota[Ez]
QUOTE(Instinct @ Aug 13 2008, 05:12 PM) *
Sim e caberia a blizzard resolver os pepinos de todo mundo não importando a distro que inventem de usar. Isso já foi discutido aqui por sinal e é simples a blizzard não vai soltar algo "mais ou menos compatível" ou é 100% em qualquer circunstancia ou deixa o pessoal se virar com Wine e Cedega.

Cara,
Eu discordo disso e, ainda, do que você falou sobre ter que fazer várias versões para as várias distribuições.
Se existe uma preocupação na cabeça dos desenvolvedores livres é a compatibilidade. É, inclusive, uma bandeira linuxiana dizer que NEM as versões do windows são compatíveis entre si.

Eu não tenho larga experiência pra lhe dizer que as distribuições famosas possuem ou não possuem incompatibilidades, afinal só usei fedora, slackware, debian e ubuntu. E conseguia cuidar das diferenças.
Por exemplo, se eu me lembro bem, o slack põe a máquina virtual java, por padrão, no /usr/share e no debian /usr/local/share
guarana-DMS
Cara, na realidade as distro se moldariam pra roda o codigo que a blizzard disponibiliza-se, não seria ao contrario, onde a blizzard se moldaria a varias distribuições. Esse é o ponto forte do Opensource, vc quer, vc faz.

Diablero, Manjix, gordinho de lan, vc instalo o 64 por causa do seu processador? De boa, se vc espera rodar os jogos com qualidade windows vc não vai conseguir, muitas vezes as bibliotecas gráficas distorcem os gráficos dos jogos (Wow fico distorcido com o wine), então faça dualboot na sua maquina que vc ganha mais, a não ser que vc se recuse a usar windows como alguns aqui.
Kh411y1
QUOTE(guarana @ Aug 14 2008, 11:39 AM) *
Cara, na realidade as distro se moldariam pra roda o codigo que a blizzard disponibiliza-se, não seria ao contrario, onde a blizzard se moldaria a varias distribuições. Esse é o ponto forte do Opensource, vc quer, vc faz.

Diablero, Manjix, gordinho de lan, vc instalo o 64 por causa do seu processador? De boa, se vc espera rodar os jogos com qualidade windows vc não vai conseguir, muitas vezes as bibliotecas gráficas distorcem os gráficos dos jogos (Wow fico distorcido com o wine), então faça dualboot na sua maquina que vc ganha mais, a não ser que vc se recuse a usar windows como alguns aqui.

quero usar linux por que não aguento mais a merda do windows... ja tive muitos problemas... o unico problema do linux eh que não roda jogos... se não, eu ja tava usando linux a anos.!

QUOTE(Ares @ Aug 14 2008, 02:25 AM) *
Kh411y1, tem umas coisas em linux que você resolve como mágica com algumas linhas de comando, o anonimo supos que você já sabe o basicão e colocou umas linhas que se você cola-se em um terminal, já faria tudo pra você independente de qual interface você tivesse utilizando. Geralmente o pessoal dá dica assim pois tem gente que configura tanto a interface gráfica que fica tudo diferente um do outro (eu so um exemplo disso, mas eu guardo o gnome "virgem" aqui para poder tirar screenshot para novato).

Segue anexo como fazer apertando botõezinhos o que ele falou:

Clique para ver o anexo

BTW, minhas decoração de janela ta muito fudida com compiz, mas do que de costume, o que eu devo fazer, tentar voltar tudo como deveria ser no ubuntu ou instalar algo como o beryl? No XFCE eu sou indiferente delas pois quase não uso mouse, mas na &*$%" do gnome eu tive que desativar o compiz para conseguir usar.

ouvi falar do beryl...queria instalar ele aki, se for instalar manda aew tb!

vlw ares!
Ares
Na verdade eu quis dizer emerald já que eu tava falando de decorações, mas falei errado, hehehe... anyway, beryl é passado, pega o compiz fusion (tem nesse instalador ai que te mostrei na foto também).
Instinct
QUOTE(Cocota[Ez] @ Aug 14 2008, 08:47 AM) *

Cara,
Eu discordo disso e, ainda, do que você falou sobre ter que fazer várias versões para as várias distribuições.
Se existe uma preocupação na cabeça dos desenvolvedores livres é a compatibilidade. É, inclusive, uma bandeira linuxiana dizer que NEM as versões do windows são compatíveis entre si.

Eu não tenho larga experiência pra lhe dizer que as distribuições famosas possuem ou não possuem incompatibilidades, afinal só usei fedora, slackware, debian e ubuntu. E conseguia cuidar das diferenças.
Por exemplo, se eu me lembro bem, o slack põe a máquina virtual java, por padrão, no /usr/share e no debian /usr/local/share

Não disse que teriam que fazer várias versões, mas teriam que dar suporte pois é algo que estão vendendo junto com SC2. E a prova que não é tão simples é o fato de não ter sido feito ainda, se fosse pura questão de "vontade" garanto que a blizzard já teria feito isso e caído nas graças de mais um monte de gente.

QUOTE(guarana @ Aug 14 2008, 11:39 AM) *

Não sei se tu quis dizer isso mesmo mas a blizzard não vai soltar código fonte, muito menos lançar jogo opensource. Então no momento que tu VENDE algo junto com esse produto tem que dar certas garantias, você não pode jogar a responsabilidade pro cliente. Se for pra jogar responsabilidade pro usuário que ele se vire com Wine, afinal vc quer, vc faz, como tu mesmo disse.
anonimo-
como habilitar compiz fusion no ubuntu

instale o driver de vídeo acelerador.

reinicie o computador!

habilite o compiz
Kh411y1
outra duvida, como eu emulo imagens de cds no linux pelo daemon mesmo?
anonimo-
QUOTE(Kh411y1 @ Aug 14 2008, 08:00 PM) *
outra duvida, como eu emulo imagens de cds no linux pelo daemon mesmo?

no linux não se emula se monta direto a imagem

vou passar comandos de terminal tenta ver se consegue ae

sudo mount -o loop NOMEDOARQUIVO.iso /media/cdrom

edit: conseguiu fazer funcionar o COMPIZ?
Kh411y1
outra duvida, eu preciso instalar o jogo pelo wine no linux? ou eh soh configurar o exe dele la?
anonimo-
no ubuntu ele associa os EXE's ao wine, só dar um duplo clique no instalador.
Ares
Vc monta ela onde quiser sem precisar de programa nenhum, para não ter que ficar usando senha com root para usar o comando de montar eu geralmente uso o fuseiso. Basta baixar ele no programa de baixar coisa, abrir um terminal e escrever tipo: "fuseiso ./nomedeumapasta/nomedaiso.iso ./nomedeumapastavazia"

Eu coloquei um botãozinho no meu thunar para quando eu clicar com o botão direito num .iso ter uma opção que faz isso automático...
Kh411y1
tipo, a imagem eh do warcraft, e ta .mds, roda assim mesmo?

quando eu vou digitar a senha que ue coloquei no meu usuario, n'ao vai, eh soh numero ela, quando eu tento digitar nao vai... pq isso?
anonimo-
não aparece os digitos quando você digita mesmo.

sobre a imagem, não seria MDF?
Kh411y1
aki ta MDS, sempre usei ela...

quando eu vou emular a imagem da arquivo nao encontrado... oO
anonimo-
ela precisa ser convertida, to na aula agora, quando voltar eu edito aqui como converter o arquivo pra ISO

só ISO pode ser montada.
Kh411y1
outra coisa, ta dando isso aki

CODE
khallyl@khallyl-desktop:~$ sudo -o loop w.iso /media/cdrom
sudo: illegal option `-o'
usage: sudo -h | -K | -k | -L | -l | -V | -v
usage: sudo [-bEHPS] [-p prompt] [-u username|#uid] [VAR=value]
            {-i | -s | <command>}
usage: sudo -e [-S] [-p prompt] [-u username|#uid] file ...
khallyl@khallyl-desktop:~$

edit? tou querendo rodar o wow pelo wine, e nao da, quando eu vou iniciar ele, da um fatal error... o warcraft pede CD, os jogos do steam nao rodam tb, unica coisa que consegui rodar aki foi o skype do windows, e mesmo assim, travou quando ue conectei!
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.