Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: problema com linux
Hangar Network Forum > Miscelânea > Hangarix
Aroldao[bomber]
bom. inicialmente, queria dizer que não saco NADA de linux.. o pc q ta dando problema não é meu, mas vo tentar explicar da melhor forma possivel.

aqui em casa eu uso windows, q ta ligado direto no router, e minha irma que usa linux, acessa a internet atravez de wireless.
acontece que, de uns tempos pra ca, rigorosamente as 22:30 até umas 2:00, a internet fica completamente inutilizavel, tanto pra mim quanto pra ela..
depois de muitos experimentos, eu vi q se eu desligasse o computador dela, ou a wireless, a internet ficava normal na mesma hora, oq me leva a crer que o problema é lá..

segundo ela, a placa de rede dela, não tem driver proprio pra linux, entao ela usa uma otro de produto mais antigo, oq pode ta gerando esse problema..
otra coisa que ela me falou, é que a um tempo atras, ela instalou o ubuntu, e nao conseguiu de jeito nenhum conectar com a wireless (talvez culpa desse esquema da placa de rede)

ela usa uma distro chamada "Pc Linux", que foi a unica q ela conseguiu fazer a internet funcionar...
eu nao saco nada de linux, entao posso ter nao passado ae informações importantes, mas é so perguntar q eu pergunto pra ela e falo pra vcs..
valeu!

edit: esqueci de falar... a uns meses atras, a gente tava tendo o MESMO problema que agora, só que resolvemos fechando o emule dela (amule na verdade), que obviamente nao estava baixando nem upando nada, mas de alguma forma estava bugando a conexao ou o modem ou sei la..
anonimo-
bom não sei o que pode ser, poste a saida do comandos:
- dmesg
- lspci
- lshw -C network
- ifconfig

sei que é muita coisa, mais pode ser útil pra tentar te ajudar.
Psycopata
Como está a configuração da sua rede?
Outra coisa, tem como você verificar o tráfego quando os dois computadores estão ligados?
Outra, nesse horário que você falou é o horário que a sua irmã acessa a rede? Se não, isso tb costuma ocorrer nos outros horários?

Bom, é o seguinte, se a sua rede estiver configurada como a daki de casa, com o modem ligado ao roteador e roteador fornecesse conexão aos computadores, então a única forma do computador da sua irmão está derrubando a rede é se ela estiver consumindo toda a banda da internet (acho improvável que possa estar consumindo toda a banda da rede, visto que bem larga, mas mesmo assim, pode).

Outra probabilidade, porém essa é bem remota, é o windows. Assim, reza a lenda que a Microsoft não gosta muito de redes com windows e linux, e com isso vive inventando um jeito de acabar com a festa. Daí tem um esquema de eleição para saber quem tem prioridade na rede. Se um computador estive com prioridade máxima, ele sempre ganha eleição e ai ele acaba sugando toda a rede. Se o linux estiver configurado assim para fazer frente com a malandragem da Microsoft, hehehe, ela suga a sua rede. Porém, somente ela terá acesso à internet. Se os dois estão sem acesso, então, esquece esse segundo problema.

Por fim, heheh, interessante, o que fez a sua irmã usar linux e você não?
anonimo-
QUOTE(Psycopata @ Jul 29 2008, 11:26 AM) *
Outra probabilidade, porém essa é bem remota, é o windows. Assim, reza a lenda que a Microsoft não gosta muito de redes com windows e linux, e com isso vive inventando um jeito de acabar com a festa. Daí tem um esquema de eleição para saber quem tem prioridade na rede. Se um computador estive com prioridade máxima, ele sempre ganha eleição e ai ele acaba sugando toda a rede. Se o linux estiver configurado assim para fazer frente com a malandragem da Microsoft, hehehe, ela suga a sua rede. Porém, somente ela terá acesso à internet. Se os dois estão sem acesso, então, esquece esse segundo problema.

WTF nunca ouvi falar desse problema, acho que a microsoft não seria tão mesquinha de fazer uma coisa dessas.
Psycopata
Cara, sinceramente, acho que hoje isso não acontece mais. Porém, um tempo atrás, a galera tinha esse problema. Ao menos já vi em alguns fóruns de linux soluções para contornar esse problema. Acontecia mais quando existia uma rede plurisistemas. Daí, você tinha que gerenciar a uma rede com o active directory e o Samba. Tinha uns rolos desses. Daí a MS setava a prioridade da rede active directory ao maximo e ganhava a eleição do protocolo (aquele de que deveria balancear a carga entre os computadores). Ganhando a eleição, os computadores windows minava a rede dos computadores linux. Ela ficava totalmente disponível para o windows e indisponível para o linux. Daí o pessoal do open source descobriu a malandragem e resolvel o caso, se nõ me engano, tb setando alto a prioridade sore o active directory. Mas isso deve fazer uns belos 5 anos ou mais. Essa jogada da ms não durou muito.
Aroldao[bomber]
ae pessoal..
entao.. ninguem consome a banda nesse horario que fica um lixo..
eu vendo envio/recebimento de pacotes, eu praticamente nao recebo nada... se eu ligo no provedor, eles falam q lá aparece como se meu modem estivesse desligado.

o ping pro provedor q custuma ser 20ms, ficar 4k ou mais..
mas é batata. desligou o computador dela, cai pra 20ms na mesma hora..

anonimo, nao falei com ela ainda, entao nao pedi pra ela fazer os esquemas q vc pediu. logo q der eu posto aqui

aa.. na verdade aqui em casa tem um cable modem, que ja tem a anteninha wireless direto nele.. eu falo router, pq ele funciona exatamente como um router..
tem q configurar ele pra abrir as portas pros determinados ips, etc.
Psycopata
Tá. Interessante esse seu problema.

Vamos tentar especular o que pode ser (especular pq nõ temos todos os dados).

Esse problema acontece apenas nesse horário? Assim, se você e a sua irmão estiverem usando juntos o computador em outro horário, ele apresenta o problema?
Isso é importante, porque a net usa conexão compartilhada. Pode ser que nesse horário tenha algum vampiro por aqui.
Como você falou que ao desligar o pc dela, a rede volta ou normal, pode estar acontecendo que, alguma coisa no computador dela não está legal e está consumindo absurdamente a sua rede. Porém, nesse caso, o problema deveria aparece SEMPRE que ela ligasse o computador dela, e não apenas em horários.

Você vai fazer o seguinte, se o linux pc usar gnome, você vai no assistente de rede e verifica a quantidade de dados que está sendo enviado. Verifica como as interfaces de rede estão trabalhando. Assim, como o computador da sua irmã não pode controlar o comportamento do roteador, logo, a única hipótese de estar acontecendo esse problema é o computador da sua irmã consumir rede.
Ele pode fazer isso de várias maneiras. Por exemplo, pode está fazendo verificação o tempo todo. como qualquer porcaria que se vende hoje tem poder computacional para guiar uma nave espacial nos confins da galáxia, o programa pode mandar tantas requisições que consegue consestionar a rede. É assim, qualquer plaquinha vagabunda consegue trabalhar em 100 Mb ou 1Gb. Perfeito, só que o seu roteador consegue trabalhar a 54Mb. Então, o computador da sua irmão tem poder mais do que suficiente para congestionar a rede.
Outro fator: como está essa placa? Lembre-se que usar o ar como meio de transporte é um tanto quando perigoso (instável). Qualquer interferência, já era. Tente trocar as placas wi-fi para fazer um teste.

Olha, eu estou já sem idéia. Você precisa medir o que está trafegando pela rede para saber se o pc da sua irmã está ou não consumindo a rede. Dê uma googada. Apesar de usar slack o problema dele pode solucionar o seu: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Redes/medir-trafego/ .

Bom, se o computador da sua irmã realmente não está consumindo banda, o problema é no hardware. Não necessariamente na placa wireless. Faça o seguinte, troque as placas dos computadores e vê o problema acontece no SEU computador. Se sim, fácil, a placa dela está bixada. Se não, porém o problema persiste no pc dela, pode ser que o problema uma fonte de radiação (pode ser de rádio, pode ser campo eletromagnético). Pq quando vc desliga o pc dela, cessa a interferência, e a rede volta ao normal.

Dá uma testada nessas hipóteses.
Aroldao[bomber]
entao. em relação a alguem sugando banda, isso tenho certeza q nao é. pq ja monitorei, e o envio/recebimento e pacotes é quase nulo nesse horario.
otra coisa. nao da pra trocar as placas, pq lá eh notebook, e aqui é normal..
mas aqui em casa tem otro pc que se usar a wireless nesse horario, nao da problema nenhum.. (esse otro pc usa windows)
Psycopata
Caracas, vamos ter que investigar então.

cara, eu vou dar uma pensada no que pode ser e depois eu posto.
Aroldao[bomber]
beleza. valeu ae a ajuda =]
anonimo-
só por curiosidade, a máquina dela não usa o mesmo ip que a sua ou usa?

posta os comandos que te pedi que pode ajudar, o linux não tem aquela janelinha bonitinha escrita, existe conflito de ip blablabla, apesar de nesse caso iria aparecer isso no windows, não sei o que pode ser.
Ácido
Rapaz, isso não faz sentido. Na teoria, é o PC dela ocupando toda a banda da internet.
SolDeace
Ou ocupando todas as conexões que o roteador dispõe. Já que mesmo fechando o aMule não resolveu, às vezes tem algum programa aberto no PC dela fazendo isso e que esteja com pau... Torrent? Algum messenger? Algo que ela andou testando? Provável se for aqueles ambientes gráficos que lembram os aplicativos abertos na última sessão.
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.