Psycopata
Jun 27 2008, 01:30 AM
Assim, baixei os 4 DVDs do Debian. Sim, eu sou meio ignorante, e baixei tudo de uma vez.
Porém tô com um peso na consciência. Quando eu instalei o ubuntu pela última vez, eu baixei a versão para 64bits. E tive alguns problemas com plugins e java. Para linux, só existia versão 32 bits e ela era incompátível com o kernel compilado para processadores de 64bits.
Então, na hora de baixar os DVDs do Debian, eu optei pela versão de 32bis. Só que agora eu fico pensando que estou desperdiçando muito o meu processador. Então eu gostaria de saber duas cosas:
1º Se eu resolver instalar a versão de 64bits, eu tenho que baixar todos os DVDs ou só o primeiro?
2º Como é que está a questão de multimédia, plugins e java para linux64? Assim, eu preciso de multimídea, java, codecs, som, plugins do firefox, flash (oficial), drives (nVidia), tudo rodando em 64bits, senão naõ compensa colocar debian 64. Já está tudo compatível, ou ainda tem alguns percalços para utilizar a versão 64?
anonimo-
Jun 27 2008, 04:49 AM
não você não está desperdiçando quase nada do seu processador, linux 64bits é coisa meio mitológica, até hoje não vi ganhos REAIS de desempenho, afinal várias libs do linux foram construidas pra 32bits.
não recomendo linux64 bits, a não ser que tenha mais de 4gb de memória.
Psycopata
Jul 1 2008, 12:32 AM
blz, estava precisando ler isso
Foxxconn
Jul 1 2008, 05:11 PM
Baixa o primeiro CD 32bits e pronto
De acordo com sua necessidade ou caracter de testes apenas basta compilar seu kernel
do resto apt-get dist upgrade já resolve nas atualizações conforme kernel compilado
anonimo-
Jul 2 2008, 04:48 AM
e pra quem achar que eu estou falando bobagem, vai um benchmark do phoronix, um dos portais mais creditados portais do open source.
http://www.phoronix.com/scan.php?page=arti...m=616&num=1percebam que a diferença de performace é ridicula, e em alguns aplicativos 32bits, caso do unreal tournament você perde desempenho, e ainda perde um pouco de compatibilidade.
como eu disse, não vale a pena.