Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Kurumin NG
Hangar Network Forum > Miscelânea > Hangarix
Ares
Tá ai, para quem gosta do Ubuntu e pretende indicar algum linux para alguém, porém tem certeza que se esse linux não vier igual o windows, além de já vir com java e plugin de MP3 por default a pessoa vai odiar...

Eu pretendo testar nas férias para ver sé é baum mesmo, se for, vai se tornar a minha resposta padrão para a famosa pergunta "eu queria ver como linux é, mas não sei onde baixar, o que que eu pego?"

http://caminhandolivre.wordpress.com/2008/...kurumin-ng-806/
Texto do link em spoiler para quem tiver preguiça de clicar:
Depois de um certo período de desenvolvimento, foi lançada a versão final do Kurumin NG, numerada como 8.0.6. Em postagem recente, um dos mantenedores do projeto comentou as diferenças entre o Kurumin NG e seus primos Ubuntu, Kubuntu e Kurumin 7, além de adiantar que seria liberada a versão final ainda hoje. Segue o comentário na íntegra:

“Olá Pessoal,

Ainda hoje sai a versão final do KNG, será Kurumin NG 8.06 sem codinome a princípio.

Ainda há mínimas referências ao nome Ubuntu e Kubuntu, não vou mexer nisso para esta versão pois tratam-se de arquivos importantes para o sistema e que poderia comprometer a estabilidade da distro. O Ubuntu fez o mesmo em suas primeiras versões, tinha várias referências ao Debian, aos poucos isso foi mundando.

Para quem está inseguro ou insatisfeito com o Kurumin NG eu sinto muito, mas não dá para agradar a todos, e nem ficar paparicando e prometendo coisas que não se pode garantir que vão acontecer, no entanto, quem está acreditando no projeto, ajudando na divulgação e instalando em suas máquinas não vai se arrepender, pois temos ótimos planos para o futuro, não adianta querer comparar o KNG com o Ubuntu, Kubuntu ou Kurumin 7, são sistemas totalmente diferentes no sentido da forma como eles vêm por padrão.

Para quem duvida que o KNG é diferente do Kubuntu, vou listar algumas pequenas diferenças que embora sejam de certa forma fáceis de se aplicar no Kubuntu depois de instalado, elas são fundamentais para quem NUNCA VIU o Linux, imagina colocar um sistema todo em inglês na máquina do seu tio de 45 anos que mal fala o português corretamente, quem dirá o inglês, o mesmo vale para crianças, enfim, a população em geral do Brasil tem uma realidade diferente de muitos de nós que já somos privilegiados apenas pelo fato de ter conexão com a internet.

O Kurumin NG:

- Tem suporte ao português do Brasil por padrão.

Fundamental para o nosso país.

- Vem com o Thunderbird, Firefox, Gimp, Inkscape, aMSN, Audacity, Yakuake, Gparted, e muitos outros programas instalados por padrão.

Os programas listados acima, podem ter suas deficiências, porém, são os melhores em suas categorias, portando devem sim estar disponíveis por padrão mesmo que nem todo mundo use, pois a maioria usa. Observa-se aí que quebramos a barreira de Qt/GTK, no fim das contas este “purismo” não vale a pena, o usuário vai abacar misturando as ferramentas, então não há de minha parte “preconceito técnico” quanto a isso.

- Codecs de MP3 por padrão.

No nosso país ainda não há problemas em distribuir os codecs para MP3, portando é uma vantagem que temos.

- Plugin do Java por padrão.

Mesmo caso do MP3, imagina o usuário que está conhecendo o Linux agora, nem sabe usar o Windows direito, ele irá acessar seu Home Banking e o bendito não funciona…NÃO DÁ.

- Ícones Mágicos.

Dispensa comentários. O novo sistema de Ícones Mágicos está apenas no começo, mas quando atingir o nível que imagino será uma ferramenta muito boa de se manter e para o usuário utilizar, pois as tarefas serão padronizadas, não exigindo, portanto, se deparar com uma tela diferente em cada caso.

- Menu organizado e ambiente “limpo”

Essa característica podemos dizer que foi herdada do Kalango e que faz total diferença na hora de mostrar o sistema para alguém, pois cria uma boa impressão a respeito do sistema, além de facilitar o acesso aos programas já que não é preciso ficar caçando (quase que literalmente) o atalho em questão.

- Repositório próprio.

Esse é um diferencial com relação ao Kurumin 7 que não permitiu o upgrade do sistema sem a reinstalação do mesmo, agora isso deve ser resolvido já que no repositório oficial encontramos TODAS as atualização do sistema.

Tem muitas outras coisas como apelo visual, jogos, boa usabilidade, estabilidade, facilidade e etc, mas que vocês podem ver com os próprios olhos.

Então eu estou dizendo que o sistema é o melhor de todas as distros? CLARO QUE NÃO, apenas estou mostrando o que tem de positivo ao contrário de outras pessoas que preferem se concentrar no que tem de negativo.

Resumindo tudo, acreditem mais, participem, façam acontecer, indiquem para os amigos, digam para o “mundo” o que acham do projeto, escrevam dicas para o sistema, ajude os iniciantes, se possível adquiram o CD que estará disponível para venda, postem seus screenshots em sites especializados para tal…enfim, faça a lição de casa, o projeto só existe por causa de VOCÊ, não sou eu, sozinho não faço nada, se não fosse a equipe do Debian, do Ubuntu, do pessoal do fórum, dos usuários nada disso seria real.

Para quem disse que isso definitivamente não ia dar certo (como eu li em alguns lugares) eu só posso fazer uma coisa: tongue.gif .”

Para baixar o Kurumin NG 8.0.6, acesse este link.

http://kurumin-ng.c3sl.ufpr.br/ISO/kurumin-ng_8.06.iso
anonimo-
pessoalmente acho o kurumin muito mal acabado e cheio de bugs, tomara que com o espírito do ubuntu ele deixe de ser um bug mestre e se torne um sistema usável.
ave
se vc tivesse usado os kurumin beta e 1.0 voce nao diria isso, na epoca, era um puta avanco, lembro do meu note p3, 450, 64 de ram, totalmente usuavel, em apenas 10min com o cd,

ele se torno bloated quando a comunidade ficou grande, e comecou a ser ter varias cabecas palpitando,

ja imaginava que ele seria abandono, devido a sua popularidade vs disponilidade do seu criador.

nada que nao se paga, e consome mais de 10h do dia é viavel como hobby
Technomancer
O que muda?

Kurumin -> baseado em knoppix -> baseado em debian
Kurumin -> baseado em ubuntu -> baseado em debian
Psycopata
Existe algum versão do debia que venha mais bonitinha, tipo o que acontece com o ubuntu?

Cara, eu adoro do fundo do meu coração o ubuntu ser cada dia mais popular, porém eu fico com medo do Debian começar a minguar. Assim, sem o Debian, acho que 70 % do mundo linux acaba. Porra, as melhores distros são baseada em Debian.
Ares
acho que não mingua pois quem programa alguma coisa (e são as pessoas que mantém as distros crecendo) sabem que as distros populares em geral são debian-based. Talvez o Debian começe a ser pouco usado, mas o pessoal que for empacotar algo ainda vai dar mais atenção em mandar para o povo do debian e depois vai acabar saindo para todo o resto...
anonimo-
QUOTE(ave @ Jun 20 2008, 09:23 AM) *
se vc tivesse usado os kurumin beta e 1.0 voce nao diria isso, na epoca, era um puta avanco, lembro do meu note p3, 450, 64 de ram, totalmente usuavel, em apenas 10min com o cd,

eu usava conectiva, com o seu fim procurei outra distro BR para usar ai quando nasceu o kurumin ja começei a usar, e mesmo lá atraz os icones mágicos eram bugados, o sistema usava repositórios do debian mais pacotes bases alterados, na atualização ou instalação de alguns pacotes ere bug que não acabava mais.
Psycopata
Sair do Conectiva para o kurumim deve ser uma experiência nada agradável.

Porra, até hoje tenho saudades do conectiva. Eu adorava a distro. A única coisa que me chateava é que como era brasileira, nem todos os software eram empacotados para o Conectiva.

Ee era muito redondinho.

Mas, uma herança brasileira ficou para a eternidade nos linux baseados em Debian: o Synaptic foi criado pela conectiva. Está no Debian, está no ubuntu, e se firmou como interface gráfica para o APT.

Não se hoje a comunidade ainda mantém original a idéia do Synaptic, que era de juntar o melhor dos dois mundos, APT e RPM, num mecanismo só. Outra coisa muito boa do Conectiva é que os pacotes eram mais fracionados, permitindo assim uma instalação mais enxuta. Colocando no disco apenas o que realmente necessita.
anonimo-
Essa eu não sabia, pensei que o synaptic tivesse sido criado pela equipe mistica do debian.
Mesmo assim acho que não teria sentido usar RPM e DEB, tudo tem em deb, e pessoalmente acho ele muito melhor como pacote que RPM, RPM é um zip que trata dependencias e executa um script, DEB é muito mais que isso, e se precisar instalar um RPM use alien.

Sobre conectiva: a melhor distro do brasil e umas das melhores do mundo na época.

Agora sobre o kurumin torço pra ele se tornar forte e estável, eu na época de militar houve uma determinação de implantar uma versão exclusiva do kurumin para o exército, tive muito trabalho pra fazer instalações e problemas eram constantes, por isso não demonstro confiança nele.
Acid[DdS]
Vamos dar uma analizada hehehe pra ver como ficou esse novo kurumin. Do 7 eu nao gostei muito e ainda por causa do meu vicio em wow me vejo obrigado a ter o maldito XP na minha maquina e em linux eu so uso o bom e velho ubuntu .
Ares
WOW e WOW burning cruzade rodam pelo cedega e pelo playonlinux.
http://www.playonlinux.com

Se tiver interessado no cedega, PM-me que te dou mais informações...

BTW, mudaram algumas coisas (sei la se foi atualização de driver ou do compiz) no ubuntu 8.04 que deixou o compiz MUITO leve, to rodando agora com minha geforce2... a unica coisa que to meio puto é que xfce+compiz ta com uns bugs em decoração de janela, mas da nada que configurei os maximixar, minimizar e fechar nos sweet spots (que são as coisas mais lindas que já vi, nunca mais tiro compiz).
anonimo-
pra quem tem intel e quem sabe nvidia compiz is soo coollll, pra ati nem comento.
Acid[DdS]
olha eu ate consegui instalar e rodar o wow pelo ubuntu pelo wine em open GL mas apos as atualizaçoes recentes do wow e do meu hardware placa de video melhor memoria melhor plataforma proc x2 etc.. o wow nao roda mais nem a pau, isso pelo wine pelo cedega , playonlinux nao tentei mas posso dar uma testada e quem sabe me livrar definitcamente do maldito xp.
Pita
QUOTE(Psycopata @ Jun 20 2008, 07:34 PM) *
Existe algum versão do debia que venha mais bonitinha, tipo o que acontece com o ubuntu?
Cara, eu adoro do fundo do meu coração o ubuntu ser cada dia mais popular, porém eu fico com medo do Debian começar a minguar. Assim, sem o Debian, acho que 70 % do mundo linux acaba. Porra, as melhores distros são baseada em Debian.

para mim a política de segurança e estabilidade do debian é o que mantem ele vivo até hj
apesar de muitas distribuiçoes serem baseadas no debian, nenhuma conseguiu superar tais caracteristicas, mas o Ubuntu, apesar de trazer diversas inovações, está vindo com força exatamente nesta area e acho que se conseguir superar o debian nesse ponto vai tomar sua posição, mas de forma geral não deve mudar muito pq as novas distros serão baseadas no Ubuntu que é baseado no Debian
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.