Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Kubuntu + Samba
Hangar Network Forum > Miscelânea > Hangarix
GotDrunk[SOA]
Dae pessoal!

Estou querendo trocar o servidor de arquivos aqui da minha empresa que usa Windows Server para um Linux, então estou dando uma fuçada pra ver se consigo configurar.

Eu consegui instalar o Samba no Kubuntu, e já consigo compartilhar um diretorio sem problemas.

Mas eu queria colocar permissões neles, exemplo:

O Claudio pode acessar sua pasta e a pasta da Adriana totalmente, mas a Adrina só pode acessar sua propria pasta.

E eu não faço muita ideia tambem de como fazer pra saber se é o usuario X que esta acessando, faço isso pelo login que o cara deu na rede do windows? Configura por MAC Address? T_T

Alguem me da uma luz de por onde começar? biggrin.gif
Nofault
não , é por usuario e senha e permissões na pasta... você pode colocar que a adriana com a senha e login dela tenha controle total da pasta dela , porém ela só pode ler a pasta do joão.

Da pra você unir PDC + Samba , ou seja quando o usuario autentica no windows , já é imposto as regras do usuario no SAMBA , porém é algo um pouco mais complicadinho.

te indico o site

www.vivaolinux.com.br pesquisa la que artigos pra SAMBA não faltam , tem até shell-scripts pra você adicionar usuarios e selecionar permissões...
GotDrunk[SOA]
Meus sinceros agradecimentos, já estou testando ^^
loLO-
Compre o livro Sambando com linux. Não custa nem 20 reais.
Tenho ele scaneado, se quiser te envio.

anyway, no compartilhamento adicione a linha
users allow = usuario1 usuario2
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.