QUOTE(Plets @ Apr 23 2008, 01:05 AM)

Galera, seguinte, não vou entrar em muitos detalhes mas assim: meu pai está entrando na política (vai concorrer a prefeito) e tal. E ele não quer aparecer por ai usando software pirata.
Ele já tirou o office do computador dele e instalou o open office. Mas ele tem medo de que alguém pegue ele usando o Windows pirata. Tipo, esse windows já veio instalado no notebook, de fábrica! Nós não baixamos nem compramos nada pirata. O XP já estava instalado no notebook dele, que foi comprado zero.
Então eu sugeri para ele: compra um macbook. Mas ele tem fobia de mac. Ele usou mac uma vez faz milhões de anos atrás. Obviamente naquela época mac era uma merda. Mas hoje em dia é ótimo. Mas ele não acredita. Até eu estou comprando um macbook para mim.
A outra sugestão que de para ele era Linux. Mas putz... ele não entende nada de computador. Quer dizer, sabe instalar drivers, sabe navegar na inet, usar office, formatar e essas coisas mais básicas. Porém, apenas no windows. Mas acho que ele se bateria MUITO com o Linux. Tem alguma outra opção? Ou tem algum OS baseado em linux com uma interface fácil que não exija comandos no prompt?
Ele basicamente vai entrar na internet, navegar (firefox), mexer no open office e talvez escutar música.
Sugestões?
Se pudesse, me dava o notobook do seu pai por por 2 horas para eu instalar o ubuntu e garanto que ele nunca mais vai querer saber de outro sistema.
Depois de 2 semanas, ele pega o jeitão. Depois de 2 meses, ele entra no windows e diz: mais que porra é essa. Não tem sinaptic! Não tem intergração. Dá pau! Precisa de anti-vírus.
Mas tipo, só instalar o ubuntu e usar, eu não acho legal. Tem que dar umas mexidas. Esse notebook duas horas na minha mão e o seu pai nunca mais volta para o windows.
QUOTE(foxxconn @ Apr 23 2008, 11:14 PM)

maneira mais facil.....olh ao verso (parte de baixo) do laptop...se vc comprou em um lugar com procedencia a licença é OEM e vem com a etiqueta com registro do windows na parte inferior do laptop.
Nossa compra um macbook? ia gastar grana atoa...
ubuntun com aires mencionou e também o suse seria uma boa opção para SO Livre
muitas ferramentas interativas ^^click solution que vc terá
Gastar grana atoa porra nenhuma. Mac é maravilhoso. É outro mundo! É outro tudo. Assim, é computador para os não-nerds. Sem falar que com o sistema otimisado, aquilo é uma maravilha. Eu tb vou comprar o meu MacBook nos próximos meses. O problema é que eu quero ele preto! E a conf que o plets postou, no Brasil, só vende branco! E é esse que eu vou comprar, pq o outro fica muito mais caro (1200 reais a mais só pela corzinha preta e 90G a mais de HD).
Plts, uma dica, ao rodar o liveCD, o ubuntu vai estar extremamente lento. Isso ocorre porque ele tem que descompactar os pacotes, jogar na memória e processar. É muito lento. Ah, e eu não tenho certeza, mas liveCD não sua swap com disco, o que lerda ainda mais as coisas. Sem falar, claro, que a velocidade de leitura do drive ótico é beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem menor que do HD. Então, quando for fazer os testes, não mostre para o seu pai o ubuntu rodando pelo liveCD. Ele vai ter uma péssima primeira impressão