Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Qual linux ?
Hangar Network Forum > Miscelânea > Hangarix
Made_
Buenas,

Minha empresa esta entrando numa parceria com a Redhat, mas tem um grande porem, meu conhecimento em Linux é bem baixo, eu irei instalar aqui em casa pra dar uma mexida e ter uma base melhor que possuo atualmente, estou baixando o proprio Redhat, mas acho que estou apostando alto demais.

Alguem tem uma boa indicaçao de qual baixar ? E porque ?
Visual e console...

Abraços e desde já agradeço a ajuda!
Ares
Provavelmente RedHat ou algo semelhante (rpm-based), como MS Suse ou Fedora, assim você já se acostuma com yum e essas coisas mesmo ao invés de apt-get. Também é importante você ver qual o ambiente gráfico que vai usar na empresa, ai você já baixa ele em casa e testa tudo como faz as coisas do jeito mais rápido para não apanhar depois...
..ReD...
QUOTE(Made_ @ Apr 18 2008, 09:02 PM) *
Buenas,

Minha empresa esta entrando numa parceria com a Redhat, mas tem um grande porem, meu conhecimento em Linux é bem baixo, eu irei instalar aqui em casa pra dar uma mexida e ter uma base melhor que possuo atualmente, estou baixando o proprio Redhat, mas acho que estou apostando alto demais.

Alguem tem uma boa indicaçao de qual baixar ? E porque ?
Visual e console...

Abraços e desde já agradeço a ajuda!

olha made_

a eu testei varias versoes do linux, red hat (quando era free) , suse, geento , elive...

a q eu mais gostei foi mesmo foi o ubuntu e o kubuntu (q eh a versao do ubuntu com kde ao inves de gnome) eh bem simples de usar e comigo nunca deu nenhum problema serio
o visual do ubuntu eh bem bacana com uma certa inspiracao na africa eu acho. as configuracoes sao faceis de fazer e tem o um package mannager bem legal na hora de fazer updates e atualizacoes ( n lembro como se escreve)
quanto ao console acho q n varia muita coisa de distro para distro, a maioria se n me engano usa como linguagem o shell, com algumas diferencas pequenas dependendo da distro, por exemplo no ubuntu vc n consegue logar como root sem antes configurar expecificamente isso pelo console, oq previne novos usuarios de fazerem besteira no sistema

eu tb n tenho um conhecimento profundo linux,mas consigo me virar,
sempre q tinha algum problema eu conseguia me virar postando em comunidades e pesquisando.
se vc precisar de alguma ajuda posta aqui no forum ou manda pm para min se eu puder eu te ajudo ok mrgreen.gif?

edit:
agora q eu vi oq o ares postou ai em cima ele tem razao seria legal vc usar uma distro baseada no rpm para ir se acostumando.
mas eu pessoalmente prefiro o ubuntu
Nofault
Eu gosto todos aqueles que derivam do DEBIAN , caso do Kubunto e Ubuntu , são mais intuitivos para usuarios leigos ou iniciantes , tem um leque de softwares e compatibilidades nos quais você ta habituado no windows....

Como citado ali em cima , verifique os sistemas como Fedora , SuSe , esse são provenientes do redhat , e tem uma grande diferença em termos operacionais do que o ubuntu por exemplo....

O mais interessante é procurar guias nos sites como

www.vivaolinux.com.br lá tem alguns tutoriais para iniciantes.. ou utilize o proprio google

há principio você estranha... mas acredito no seu caso você irão utilizar o ambiente gráfico fica mais fácil... ai é só fuçar mesmo

qualquer coisa estamos ae, abraço!
gabrieL!
Saindo um pouco do foco do tópico, vc sabe pq sua empresa escolheu o RedHat?!

Se eu pudesse dar um palpite, é pq é uma das únicas distribuições que tem um suporte sério.
A IBM, por exemplo, dá "suporte" ao RedHat e Suse.

btw, pra empresas, parece ser uma excelente escolha!

Boa sorte com suas aventuras no mundo das linhas de comando! hehehe
Instinct
Se eles pretendem usar o RedHat tu deve baixar ele mesmo.

Eu particularmente gosto do Suse, pelo que sei ele era uma tradução do slackware para o alemão que depois foi incorporando coisas do redhat como rpms e afins.
Foxxconn
Velho

Instala o Fedora

Escolheram RedRat por que a nível corporativo é a melhor distribuição, pela confiailidade dos pacotes e suporte.
O que vc paga no Redhat é o suporte e as atualizações...

Para iniciar no mundo e aprofundar os seus conhecimentos, começa vendo pela distribuição fedora =)
Hoje o Fedora é como fim principal para melhorar a distribuição comercial do Redhat, e também buscar mercado com as demais distri

Made_
QUOTE(gabrieL! @ Apr 20 2008, 02:18 PM) *
Saindo um pouco do foco do tópico, vc sabe pq sua empresa escolheu o RedHat?!

Se eu pudesse dar um palpite, é pq é uma das únicas distribuições que tem um suporte sério.
A IBM, por exemplo, dá "suporte" ao RedHat e Suse.

btw, pra empresas, parece ser uma excelente escolha!

Boa sorte com suas aventuras no mundo das linhas de comando! hehehe

Iremos trabalhar com o RedHat porque vamos focar em Jboss!

Mas preciso aprender linux porque de alguma forma, vamos chegar nisso

Abraços.
Psycopata
Também tem o CentOS, que é uma compilação dos fontes do RedHat Emterprise.

Porém, o Fedora já é uma boa escolha, por ser o braço livre do RH.

Ao que falaram ai, para um corporação, o RH é a melhor distro mesmo. O Suse é uma bela porcaria! Nem se a novell me pagasse, eu usaria o suse.
Night
Velho, eu sou bem leigo em linux. Meu foco principal é redes e infra. Mas uma pessoa que admiro pra caralho e manja demais de linux me falou que gosta de Suse. Acho estranho o pessoal reclamar assim....
Psycopata
QUOTE(Night @ Apr 27 2008, 04:39 PM) *
Velho, eu sou bem leigo em linux. Meu foco principal é redes e infra. Mas uma pessoa que admiro pra caralho e manja demais de linux me falou que gosta de Suse. Acho estranho o pessoal reclamar assim....

Vai muito de questãode gosto.
Eu adorei o suse quando instalei na minha máquina. Odiei quando tive que instalar o primeiro software.

Beleza. No meu trabalho testei o Suse. A coisa mais certa que eu fiz foi desistalá-lo.

Bom, eu não conheço muita gente que mexe com linux e gosta do suse não. Até acho mais gente que gosta do fedora, do gentoo, do que do suse. É assim, vc vai ficando profissional e vai saindo dessas latadas.

Apesar de não gostar 100%, eu uso o ubuntu devido a grande facilidade de achar softwares. Tudo tem para ubuntu. O debian é tido a distro que mais tem software, mas eu muito aplicativozinho que a galera faz para o ubuntu (que não deixa de ser um debian).
O Slackware é quase perfeito, mas o problema do slackware é justamente a facilidade de obeter software. Como não é uma distro popular, então naõ tem a mesma diversidade do ubuntu.

Mas que gosta mesmo de linux, usa linux, naõ varia muito dessa linha Slackware-Debian. Aki mesmo no fórum tem uma galra que gosta do gentoo. Mas aki no fórum, eu naõ lembro de alguém que evangelize o Suse, como fazem com o Ubuntu e o Debian
SlaYeR[r0x]
essa pergunta que tu fez eh ao mesmo tempo a melhor e pior pergunta que todo mundo que começa ou quer começar a usar faz
pq?
distro linux eh algo extremamente pessoal.. eh um sw livre, vc pode alterar a bem da tua vontade..
e se tiver disposiçao.. pode fazer a tua propria distro..
se eu tivesse saco jah teria SlaYeR[r0x]'s distro
HasuhUAshuhAUshuhAUshuAHs
afinal.. se vc quer ter trabalho, aprender a fundo, meter a mao na massa.. tem slackware, gentoo (apesar do sistema de portage ser uma maravilha, muita coisa eh compilada)
agora se quer coisa simples, verifique as debian baseds, ubuntu, kurumin, entre outras 239849023842093 que eu nao sei
existem tb a mandriva, redhat, suse, solaris, e outras muuuuuuuuitas distros por awe
vc que tem que pegar, olhar.. de preferencia ler o guia foca linux.. e dai ver o que fazer
afinal.. a escolha de uma distro eh feita de acordo com a sua necessidade.. o que vc tiver em foco =p
^^
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.