Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Múltiplos HDs no linux..
Hangar Network Forum > Miscelânea > Hangarix
PulseReaction
Ae galera, tenho dois HDs, sendo que em um eu tenho duas partições, uma NTFS com Windows e outra com o Debian (não lembro o tipo de extensão, mas não é FAT32). E no outro HD (NTFS) eu também tenho windows (mas o boot tá pelo primeiro) e o resto dos dados..

Como eu faço pra acessar esse segundo HD ???

Consegui montar a outra partição, mas como eu faço com esse outro hd ??
contaSemNIck
que distribuição você usa?

caso for slack ou gentoo que tem que fazer tudo no braço tente fazer

CODE
mkdir hd2
su -
mount hd2 /dev/hdaX
caso seu hd for sata
mount hd2 /dev/sdaX

X: número de sequencia da partição, por exemplo:

Tu tens 3 partições no hd1, swap, windows e a root do linux
no caso seria a partição 4.

caso sua distro seja ubuntu a tendencia é que seje feito isso automáticamente.
inet
QUOTE(anonimo_ @ Apr 4 2008, 09:14 AM) *
que distribuição você usa?

QUOTE(cl0aked @ Apr 3 2008, 09:45 PM) *
Ae galera, tenho dois HDs, sendo que em um eu tenho duas partições, uma NTFS com Windows e outra com o Debian (não lembro o tipo de extensão, mas não é FAT32).
contaSemNIck
olhar as coisas com pressa no trabalho é = a isso.

mais tente montar no braço ai pra ver se consegue.
Nofault
cara não entendi muito bem o que você quer.... pelo o que eu entendi você tem 2 hd's

HD1 = Windows + Debian
HD2 = Windows

Você da boot pelo HD1 ? quer enxergar o HD2?

Desculpe mas pode ser mais especifico?
inet
adciona a linha no /etc/fstab

CODE
/dev/hdx2 /<ponto.de.montagem> ntfs defaults,umask=000 0 0
..ReD...
pelo q eu entendi eh o mesmo caso q o meu
HD1: ntfs(windows) e ext3 + swap ( ubuntu)
HD2: ntfs (arquivos)

comigo no ubuntu ele monta todos os hds automaticamente so preciso por a senha do su(super user)
Foxxconn
complicado =)
No linux vc so pode usar 4 partições primarias 01 partição extendida e 12 partições lógicas como manda a regrinha estabelecida pela GNU, com exceção das unidades logicas...acho que dá pra fazer até 64 ^^

Na boa...se eu fosse vc, pegava o menor desses HD"s e deixaria somente para o linux

/dev/hda para windows primeiro HD
/dev/hdb para o linux segundo HD

Assim vc poderia montar o seus futuros HD"S como partições extendidas e deixaria o grub administrar o loader do seus SO.
No ubuntun assim com Debian já utiliza o particionamento automatico (opcional), isso no futuro poderia dar uma dor de cabeça no caso de expassões de Hd's e backup's. Pois irá cobrar mais de um usuario poruco experiente no assunto...
Psycopata
se vc tiver 2 IDE,s:
o segundo hd é hdb, então, basta montar mount hdb2 /dev/hdb1 /mnt/diretórioDeMontagem

Se vc tiver o 1ª sata, e o 2º IDE, então é montar o hda :mount hda /dev/hda1 /mnt/diretórioDeMontagem

Se vc tiver os dois sata, é sdb, monte: mount sdb1 /dev/sdb1 /mnt/diretórioDeMontagem

Se vc tiver o 1ª IDE e o segundo sata, vc vai montar o sda: :mount sda /dev/sda1 /mnt/diretórioDeMontagem

Entendeu já o jeitão da coisa.
Para hd IDE : hdX , sendo X a segqüência de HDS: 1º hda, 2º hdb, 3º hdc .....
e o mesmo vale para o SATA, mas nesse caso, é sdX:: 1º sda, 2º sdb, 3º sdc .....

Dpois das letras vêem um número, esse número indica a sua pertição. Então, sda2 siginifica a 2ª partição do primeiro HD SATA.

Agora é com vc.
SlaYeR[r0x]
no caso do debian, vc tem que montar a partiçao como informaram.. mas tem que usar o parametro -ro se realmente for ntfs
pq o debian por padrao nao faz gravaçao em partiçoes ntfs.. apenas leitura...
sem contar que vc tem que dizer qual usuario vai ter acesso a essa partiçao tb (se for montar como root) -u eu
em alguns casos mais classicos e complicados, tu tem que indicar ate a mascara.. umask 0022 =}
jah passei bastante por isso com debian
o ubuntu jah faz isso de maneira automatica =D
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.