PulseReaction
Apr 3 2008, 11:45 PM
Ae galera, tenho dois HDs, sendo que em um eu tenho duas partições, uma NTFS com Windows e outra com o Debian (não lembro o tipo de extensão, mas não é FAT32). E no outro HD (NTFS) eu também tenho windows (mas o boot tá pelo primeiro) e o resto dos dados..
Como eu faço pra acessar esse segundo HD ???
Consegui montar a outra partição, mas como eu faço com esse outro hd ??
contaSemNIck
Apr 4 2008, 11:14 AM
que distribuição você usa?
caso for slack ou gentoo que tem que fazer tudo no braço tente fazer
CODE
mkdir hd2
su -
mount hd2 /dev/hdaX
caso seu hd for sata
mount hd2 /dev/sdaX
X: número de sequencia da partição, por exemplo:
Tu tens 3 partições no hd1, swap, windows e a root do linux
no caso seria a partição 4.
caso sua distro seja ubuntu a tendencia é que seje feito isso automáticamente.
inet
Apr 4 2008, 01:58 PM
QUOTE(anonimo_ @ Apr 4 2008, 09:14 AM)

que distribuição você usa?
QUOTE(cl0aked @ Apr 3 2008, 09:45 PM)

Ae galera, tenho dois HDs, sendo que em um eu tenho duas partições, uma NTFS com Windows e outra com o Debian (não lembro o tipo de extensão, mas não é FAT32).
contaSemNIck
Apr 4 2008, 11:43 PM
olhar as coisas com pressa no trabalho é = a isso.
mais tente montar no braço ai pra ver se consegue.
Nofault
Apr 21 2008, 01:42 AM
cara não entendi muito bem o que você quer.... pelo o que eu entendi você tem 2 hd's
HD1 = Windows + Debian
HD2 = Windows
Você da boot pelo HD1 ? quer enxergar o HD2?
Desculpe mas pode ser mais especifico?
inet
Apr 21 2008, 02:28 AM
adciona a linha no /etc/fstab
CODE
/dev/hdx2 /<ponto.de.montagem> ntfs defaults,umask=000 0 0
..ReD...
Apr 22 2008, 12:22 AM
pelo q eu entendi eh o mesmo caso q o meu
HD1: ntfs(windows) e ext3 + swap ( ubuntu)
HD2: ntfs (arquivos)
comigo no ubuntu ele monta todos os hds automaticamente so preciso por a senha do su(super user)
Foxxconn
Apr 22 2008, 02:45 PM
complicado =)
No linux vc so pode usar 4 partições primarias 01 partição extendida e 12 partições lógicas como manda a regrinha estabelecida pela GNU, com exceção das unidades logicas...acho que dá pra fazer até 64 ^^
Na boa...se eu fosse vc, pegava o menor desses HD"s e deixaria somente para o linux
/dev/hda para windows primeiro HD
/dev/hdb para o linux segundo HD
Assim vc poderia montar o seus futuros HD"S como partições extendidas e deixaria o grub administrar o loader do seus SO.
No ubuntun assim com Debian já utiliza o particionamento automatico (opcional), isso no futuro poderia dar uma dor de cabeça no caso de expassões de Hd's e backup's. Pois irá cobrar mais de um usuario poruco experiente no assunto...
Psycopata
Apr 27 2008, 06:13 PM
se vc tiver 2 IDE,s:
o segundo hd é hdb, então, basta montar mount hdb2 /dev/hdb1 /mnt/diretórioDeMontagem
Se vc tiver o 1ª sata, e o 2º IDE, então é montar o hda :mount hda /dev/hda1 /mnt/diretórioDeMontagem
Se vc tiver os dois sata, é sdb, monte: mount sdb1 /dev/sdb1 /mnt/diretórioDeMontagem
Se vc tiver o 1ª IDE e o segundo sata, vc vai montar o sda: :mount sda /dev/sda1 /mnt/diretórioDeMontagem
Entendeu já o jeitão da coisa.
Para hd IDE : hdX , sendo X a segqüência de HDS: 1º hda, 2º hdb, 3º hdc .....
e o mesmo vale para o SATA, mas nesse caso, é sdX:: 1º sda, 2º sdb, 3º sdc .....
Dpois das letras vêem um número, esse número indica a sua pertição. Então, sda2 siginifica a 2ª partição do primeiro HD SATA.
Agora é com vc.
SlaYeR[r0x]
Apr 29 2008, 04:05 AM
no caso do debian, vc tem que montar a partiçao como informaram.. mas tem que usar o parametro -ro se realmente for ntfs
pq o debian por padrao nao faz gravaçao em partiçoes ntfs.. apenas leitura...
sem contar que vc tem que dizer qual usuario vai ter acesso a essa partiçao tb (se for montar como root) -u eu
em alguns casos mais classicos e complicados, tu tem que indicar ate a mascara.. umask 0022 =}
jah passei bastante por isso com debian
o ubuntu jah faz isso de maneira automatica =D
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor
clique aqui.