Psycopata
Mar 30 2008, 10:43 PM
Hehehe, essa pergunta é bem, mas bem, mas bem preguiçosa mesmo. Até porque é uma VERGONHA eu não saber disso. Mas vamos lá.
È o seguinte, eu criei um grupo para poder fazer uma conta de Visitante aki no meu linux. Até ai tudo bem, só que eu gostaria de restringir algumas coisas para quem for desse grupo. Basicamente, o que eu quero é que quem for desse grupo, só tenha acesso e visualização em arquivos que sejam dele. Em outras palavras, para o Visitante, o diretório raiz não existe. Porque para ele, o diretório dele é o raiz. Então, é simples, eu quero negar leitura e escrita para todos os arquivos e diretórios pelo qual ele naõ é dono. Pro grupo, e não para o usuário.
Como eu faço isso?
Aproveitando, alguém sabe como fazer o ubuntu 7.10 (com gnome) logar sem senha? Assim, eu estou restringindo o grupo e o usuário justamente para que eles entrem sem senha.
Alguém sabe?
O ubuntu não me deixa criar uma senha vazia, e quanto eu apago o hash no arquivo shadow, o usuário não loga
É isso gente.
inet
Apr 4 2008, 02:05 PM
QUOTE(Psycopata @ Mar 30 2008, 08:43 PM)

Aproveitando, alguém sabe como fazer o ubuntu 7.10 (com gnome) logar sem senha? Assim, eu estou restringindo o grupo e o usuário justamente para que eles entrem sem senha.
Alguém sabe?
O ubuntu não me deixa criar uma senha vazia, e quanto eu apago o hash no arquivo shadow, o usuário não loga
É isso gente.
Procura no menu por "Janela de inicio de sessão", la vc seleciona o usuario que vai logar automatico.
contaSemNIck
Apr 4 2008, 11:46 PM
quanto a negação de leitura da raiz acho que é meio inviável. o sistema não conseguiria logar.
como ele iria carregar os componentes de sistema? lembrando que o linux não usa um usuário system pra carregar esses tipo de coisas.
Psycopata
Apr 6 2008, 01:17 AM
Mas pelo menos não mostrar.
inet, essa opção não serve porque eu logo na minha conta, e fiz uma conta para quem me visitar. Assim, quem precisar do computador, liga e entra nessa conta.
Conqueror
Apr 6 2008, 09:31 AM
A sugestão do inet é válida, porque quem ligar o computador vai logar automaticamente na conta de visitante. Quando você precisar logar, é só dar um logout e login, digitando sua senha e acessando seu sistema. Pode ser trabalhoso para você ter de dar logout toda vez que inicia o micro, mas desta forma você consegue o que queria.
Psycopata
Apr 6 2008, 06:14 PM
Eu tive uma idéia, eu vou criar um script que coloca a senha sempre que o visitante clicar em Visitante. Dai o script loga pro coitado, digo, Visitante.
Vocês não acreditam, eu coloquei um tema GDM que mostra os usuários. Daí está escrito bem grande VISITANTE use a senha entra.
Por incrível que pareça, uma pessoa ficou com dúvida sobre o que fazer e desistiu de usar o computador.
Eu não acredito, sabe. é um absurdo
Foxxconn
Apr 9 2008, 09:02 PM
instala o XDM =)
Bem rústico (podre =P) e simples...
Impossível ter duvidas nele ^^
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor
clique aqui.