Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Instalando o Linux
Hangar Network Forum > Miscelânea > Hangarix
HSG
Eu procurei pelo fórum, mas não achei nenhum tópico que me ajude.
O negócio é o seguinte, como faço pra instalar o Linux quando já tenho o Windows e instalado e só possuo um HD?
Até onde meu conhecimento vai, eu teria que usar um programa como o Partition Magic, e criar mais 2 partições, uma ext2 e uma pro swap. É isso mesmo?

Porque é o seguinte, eu fiz isso semana passada, particionei e dei boot pelo cd de instalaçao do Fedora. O que aconteceu foi que o Linux iniciava normal, mas o Windows não aparecia no Grub, pelo Fedora eu acessava a partição do Windows com meus arquivos, mas não havia como inicializar pelo Windows.
Eu queria saber se isso é normal, porque faltou alguma coisa pra eu fazer, ou se foi cagada minha, porque na hora de instalar o Linux, eu mudei a localização do Windows, que estava no começo, mas depois de particionar, deixei ele em terceiro, após a ext2 e o swap.

E outra coisa, eu crio 2 partições NTFS e depois formato na instalação do Linux, ou eu já particiono como ext2 e swap?
Tenho medo de criar a ext2 como primária (como tem que ser né) e perder o Windows de novo ¬¬

Somebody help me.
Ares
bom, não sei como anda o fedora atualmente (eu uso Ubuntu), mas em geral as distros já configuram o dual boot sozinho, logo ou o partition magic fez alguma merda com seu windows e tornou-o inoperante e por isso o fedora não colocou-o no menu ou então teve alguma outra coisa estranha (eu particularmente não gosto do partition magic, ele sempre caga em algo).

Quanta memória ram você tem??? se for um giga ou mais eu aconselho a nem criar swap.

Outra coisa importante é usar ext3 ao invés de ext2, e pode deixar para criar a partição quando estiver instalando o linux, você nem precisa criar nada nela antes (você pode deixar o espaço desparcionado e parciona-lo na hora, ou então dentro do parcionador do linux apagar uma partição e criar outra ou então reformatar).

I blame partition magic, sempre quando eu já instalo windows em uma partição que não ocupa todo o HD e dops eu instalo linux, funciona lindamente. Já que o fedora está lendo a partição do windows, faça um backup e começe do zero, instalando o windows em uma partição que não ocupe o HD inteiro, dops o fedora
HSG
eu tenho 512 de ram.

então você sugere o que? que eu redimensione minha única partição, para que sobre um espaço livre, pra então pelo boot criar 2 partições nesse espaço vazio?

e o que eu posso usar pra redimensionar minha partição?
Ares
500mib de swap é mais que suficiente. Usa ext3 para linux.
HSG
Obrigado pela ajuda, eu instalei e tá funcionando os 2 SO.

Meu único problema é que o Linux não tá pegando meu wireless =/

PS: Eu abri a rede e lá estava que a conexão wireless estava desativada, então mandei ativar e reiniciei o PC pra que funcionasse, agora enquanto o Fedora tá carregando, ele fala que dá erro no wireless e simplesmente para de carregar.

Acho que vou ter de reinstalar o Linux pra voltar a entrar o SO ¬¬
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.