Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Ubuntu + WUBI
Hangar Network Forum > Miscelânea > Hangarix
TheLol
Fala gente! resolvi migrar pra linux Eauheuauhea naverdade, to testando o ubunto, queria saber como eu instalo o driver de som!

Vlw aew!

EDIT: Não sei se ajuda + minha placa de som eh uma sound blaster Xtreme Music
inet
Normalmente o Linux detecta/instala sua placa de som. Se isso não foi feito talvez você tenha um pouco de trabalho.

Dê um "lspci" e veja se sua placa está sendo listada.
Pra configurar você utiliza o "alsaconf". ( ref. http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=6149 )
Ares
Soundblaster X-Fi Xtreme Music

Sound Blaster X-Fi UNKNOWN [X-]
Card delivered to developers. Completely new architecture. Creative actively preventing support due to no datasheets being released to ALSA developers. Reverse engineering work not started due to lack of time.
Sim, a creative é uma fag com essas merdas de driver, além de demorar para caralho para desenvolver (até para windows, vide o vista), ela atrapalha quem quer ajudar desenvolvendo para ela.

Ainda bem que a Asus está entrando nesse mercado tb, espero que mais uma ou duas empresas entrem, pois convenhamos, creative é uma merda pois não tem concorrencia...

contaSemNIck
não sabia que a creative era tão ruim assim pra som, tava pensando em uma platinum.

ja sou amarrado a AMD não quero ficar tbm a creative.
TheLol
QUOTE(inet @ Mar 11 2008, 12:34 PM) *
Normalmente o Linux detecta/instala sua placa de som. Se isso não foi feito talvez você tenha um pouco de trabalho.

Dê um "lspci" e veja se sua placa está sendo listada.
Pra configurar você utiliza o "alsaconf". ( ref. http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=6149 )

Ta sim jah vi
QUOTE(Ares @ Mar 11 2008, 09:15 PM) *
Sim, a creative é uma fag com essas merdas de driver, além de demorar para caralho para desenvolver (até para windows, vide o vista), ela atrapalha quem quer ajudar desenvolvendo para ela.

Ainda bem que a Asus está entrando nesse mercado tb, espero que mais uma ou duas empresas entrem, pois convenhamos, creative é uma merda pois não tem concorrencia...

Cara... que engraçado! eu consegui instalar 1 vez a placa de som no slackware + aqui no ubuntu nao vai... pelo jeito eh ir pro windows mesmo xD
Ares
eu ví em algum lugar que tem driver beta e tal, só não achei ele... seja como for deve ser gambiarra feia e provavelmente instavel para não estar sendo suportada pelo ubuntu ainda...
TheLol
Vo falar uma coisa... ubuntu eh ruim d+++ x'D vem tudo nele + eh foda... se vc tentar instalar qualquer outra lib, pra instalar qualquer outra coisa da problema... eh um saco xD

Edit: eu nao tenho paciencia de atualizar as lib xD
Psycopata
É o seguinte, a sua placa mãe tem som on board e vc tem também a placa da creative.
Acontece que o ubuntu reconhece a placa on board como primária e ativa o drive para ela. Então basta mudar o drive.

No console, digite asoundconf --help para listar as opções.
Vamos lá:
Com #asoundconf list, vai ser listado os drives que estão sendo usados. O da creative é o CA0106 (no meu caso que é uma Sound Blaster 24bits 7.1) pode ser que o seu seja outro, mas isso vc vê no site do alsa ou da própria creative.

Beleza, dai vc dá os comandos:
#asoundconf set-default-card < drive> (no meu caso, CA0106)
#asoundconf reset-default-card

prontinho, o seu som está funcionando.

Quer a notícia ruim? Bom, é claro que você tem pelo menos um jogo de caixa 5.1, certo? Pois é, a creative, para o winXp, possui um programinha que converte todos os sons estérios para 5.1 ou 7.1. Cara, é uma maravilha. Vc escuta mp3 em 5.1. Ver filmes então? Se vc escolhe o 2.1 no DVD, o programa da creative converte para 5.1, o resultado é muito melhor que o 5.1 original do DVD. PERFEITO.
Mas isso não existe no linux e eu não tenho a menor idéia do porque! É o que eu falo, o linux tem pouco suporte a multimídia. Bom, acontece que se vc quiser ter um som 5.1 no linux, o som tem que ser gravado nesse formato. Então, mp3, que é estério, no programinha da Creative no windows, fica uma maravilha, no linux, sai estério em duas caixinhas.

Outro problema de multimídia no linux: não existe (ao menos eu não achei) programas que faz upscaling de dvd (passar a resolução do dvd de 420i para 1080p - como alguns aparelhos fazem e o PS3 faz). Esse recurso de upscaling já está sendo desenvolvido para windows. Porra, vai esperar ficar ultra popular no windows para aparecer no linux? O linux tem que está sempre atrás do windows em questão de multimidia e atrás do mac em questão de facilidade e usabilidade?
MauLer)
Tipo no meu driver, pelo alsamixer eu consigo fazer o 2.1 virar 5.1
tem uns lance de *spread front*... e bla bla
Psycopata
Opa, como?

Já revirei a internet inteira, e o máximo que eu achei foi gambiarras.

Bom, mas acho que depende da placa também.
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.