Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Como criar uma cópia do meu SO + Configurações?!
Hangar Network Forum > Miscelânea > Hangarix
gabrieL!
Bom... Vou criar esse tópico com uma pergunta que fiz pro Ares esses dias pra trás...

Eu uso Linux num HD particionado, e quero reparticioná-lo totalmente. Tipo, foder com tudo, e arrumar de novo, pra colocar Windows, e o Ubuntu.

Mas eu não terei capacidade de reinstalar o Linux do jeito que ele tá. Eu o fiz pela primeira vez com ajuda do Ares, e ele ta totalmente bem configurado e optimizado por mim e pra mim.

Queria saber como faço pra, digamos, criar um .ISO dele, pra depois que eu formatar, dar um boot pelo CD/DVD e "restaurar" o SO do jeito que ele ta agora...

Dei uma olhada nos "DD" da vida e tals, mas nada muito satisfatório.
Eu lembro que o Kurumin tinha uns esquemas, que dava pra gravar sua própria "distro" com configs, pra depois ficar mais fácil, inclusive pra usar o live-CD...

E ae caros trutas hackers anti-microsoft from hell, o que devo eu fazer?
Conqueror
Uma idéia é você fazer um backup de seu diretório (ou partição) /home. Depois que você instalar tudo de novo, é só copiar o /home, pois quase todas as configurações são gravadas lá. Uns arquivos de configuração são gravados em outros diretórios, como o Grub, a lista de repositórios e o Xorg.conf (deve ter bem mais, vê com o Ares). Tendo backup dessas coisas você praticamente garante suas configurações em uma nova instalação.
Ares
nós fizemos lá uma instalação do Ubuntu apenas linha de comando e aptgeteamos apenas o cumulo do minimo nescessário, a desvantagem que o sistema vem sem nada automático (nem medidor de bateria vem, por exemplo), mas fica leve...

Como te disse, não se esqueça de dar o comando:
CODE
dpkg --get-selections | grep -v deinstall > packagelist.txt
que gera um .txt com a lista de pacotes que você tá, assim se tiver dops de formatar um problema do tipo "putz, mas isso funcionava antes e agora não mas" você pode mandar reinstalar todos os pacotes que tinha...

Backup da /home é importante, tem todas aquelas .config, .theme e tudo mais...

Leia isso: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=176914
Eu ví outro tutorial de remasterização por chrooting, mas o trampo é muito infinito.

EDIT: O que virou do seu problema ultra-aleatório com legendas?
Technomancer
Ve se voce consegue fazer algo como isso: http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Custom_Stage4. É provavel que funcione.

Onde eu tava todo mundo me adorava por causa das restaurações wtf fazt dos servidores.
gabrieL!
QUOTE(Ares @ Mar 6 2008, 10:39 PM) *
EDIT: O que virou do seu problema ultra-aleatório com legendas?

Sumiu! Agora tudo funciona.
Detalhe: eu não mexi em NADA.

Ubuntu Windows like ftw!

btw, no fim de semana eu vou brincar de Linux... Na pior das hipóteses, eu instalo o Ubuntu do jeito normal, e vou podando ele, nas coxa mesmo... =/
AEhiuAEHiuHAEIUhIUAE
contaSemNIck
anyway o jeito mais facil de copiar um linux e restaurar ele funcionando é entrar num live cd, montar a partição em alguma pasta e copia-la.
gabrieL!
QUOTE(anonimo_ @ Mar 10 2008, 07:12 PM) *
anyway o jeito mais facil de copiar um linux e restaurar ele funcionando é entrar num live cd, montar a partição em alguma pasta e copia-la.

AHN?!?!?!
Ares
1 - coloca o HD externo no PC
2 - boota por live-cd
3 - vai no lugar onde estiver montada a partição que seria o "/" se você tivesse usando o linux do seu PC
4 - ctrl+a, ctrl+c e depois da um ctrl+v no hd externo.

dops que você formatar e tudo mais, você da copiar e colar de volta da partição do hd externo para do note...
gabrieL!
QUOTE(Ares @ Mar 13 2008, 01:08 PM) *
1 - coloca o HD externo no PC
2 - boota por live-cd
3 - vai no lugar onde estiver montada a partição que seria o "/" se você tivesse usando o linux do seu PC
4 - ctrl+a, ctrl+c e depois da um ctrl+v no hd externo.

dops que você formatar e tudo mais, você da copiar e colar de volta da partição do hd externo para do note...

Quais são as chances disso dar errado?!
Johannes RS
baixas.

mas, a sério, a menos q o ubuntu tenha inventado de mudar os nomes das partições chave pra nomes esquisitíssimos baseados no número de série do HD e manter o mundo funcionando com simples "links" (pôrra, branco completo, esqueci o nome técnico daquilo!) que nem o suse 10.3 inventou de fazer sabe-se lá o porquê, não é pra exisitir o mínimo trabalho no dd. wink.gif
Ares
sim, o Ubuntu fez como no Suse... sei lá o nome dessa merda também, é a forma que outros SOs tratam os HDs, mas eu acho uma merda, os nomes defaults são bem melhores...

nada que mecher no /etc/fstab para arrumar tudo depois não resolva também...
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.