Gente, estava pensando hoje em fazer um concurso para sugerir um novo padrão de interface para linux.
Tipo, infelizmente, as interfaces que existem hoje, ou copiam o windows (como o kde) ou o Mac (gnome). Pois é. Mas o windows tem a sua identidade, o Mac tem a sua identidade, mas e o linux?

Assim, eu pensei em coletar idéias aki e no forumdebian, dai pegar as sugestões, compilar as que forem melhores e mandar a sugestão para o gnome.

Tipo, eu não estou pensando em apenas temas. Estou pensando em detalhes de interface mesmo. Vou dar alguns exemplos:
- Os botões de minimizar, maximiza e fechar, no Mac são bolinhas coloridas, no windows, são tracinho, quadrado e X. O que poderíamos sugerir para o linux? Mas algo funcional, intuitivo e orgânico a ponto de ninguém ficar com dúvidas.

- O desktop. O KDE é fortemente inspirado no windows (um botão lança um menus com sub-menus, a barra recebe ícones e janelas abertas, e a bandeija do sistema, ícones de aplicativos que rodam o tempo todo), o gnome é o MAc puro, só que sem a bandeija de ícones. Esses são os padrões. MAs seria legal algo diferente disso. Lógico, não muito diferente, mas diferente. Fácil, intuitivo e diferente do windows e do Mac.

- Detalhes como bordas e barras default, botões, áreas. Vou dar um exemplo. O winVista resolvel colocar tudo polido (como os ícones do KDE, mas MS resolveu colocar todo o sistema assim, o que eu não entendo é pq o KDE não teve essa idéia antes, se eles começaram a moda dos itens polidos). Daí, o tema do windows é todo polido. Beleza, só que isso virou uma identidade.É legal.

Olha, um detalhe de interface que eu acho que seria muito interessante se tivesse:
O náutilus não vem como default a barra de endereços (sim, como o do explorer), deveria ser. E no próprio nautilus, a árvore de diretórios, quando logado como usuário, deveria mostrar apenas a pasta /home/usuário e as pastas que estão na raiz porém foram consedidos diretos a todos. Ou seja, apenas as pastas que tem permissão de leitura/escrita.
Dá para configurar isso? Dá, mas acredito que seria melhor se viesse pronto, porque isso é facilitador. Pense, um usuário não precisa enxergar a pasta /etc. Porém, o nautilus poderia permitir uma configuração que sim, que ermitisse aos usuários enxergar todas as pastas. Mas repetindo, isso não estaria ativado por default.

Outra coisa interessante, mas esse não só para gnome, seria uma organização padrão do menus inicial. O gnome é um show de organização, mas o kde é um show de desorganização. Se vc pega o KDE sem configurar o menu principal, porra meu, é um saco trabalhar com aquilo. Agora, se vc instala o debian com o gnome, mesmo o debian que tem muita coisa, os menus são organizados. Fáceis de trabalhar. Uma organização padrão dos menus seria muito bem vinda.

Bom, como vcs viram, a idéia não é só tema. Sim, claro, o tema é super importante, pois ele será responsável por boa parte da identidade linux.
Mas, como o meu exemplo para o nautilus, eu gostaria de sugestões para melhorar a interface linux. Daí seria bem legal se a gente criasse algo aqui e a comunidade Gnome (ou até o kde tb) resolvesse adotar.

O que que vocês acham?

Lembrando, hora nenhuma eu perguntei o que vcs acham das interfaces atuais e nem quais são as preferencias. Eu pedi sugestões para criar algo novo. Então não estraguem o tópico com posts do tipo "ah, eu gosto do jeito que está", a eu "ah, para que interface, tem que ser linha de código por ser mais eficiente", ou seja, coisas nada a ver com o tema proposto e críticas nada a ver com a idéia . E pesso aos moderadores que advirtam os engraçadinhos que quizerem estragar o tópico