Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Virtualização
Hangar Network Forum > Miscelânea > Hangarix
Johannes RS
Pois é galera, tô começando a querer mexer com virtualização.

A razão é a seguinte: Lá na UFRGS os laboratórios começarão, inevitavelmente (e já temos algumas pra isso, leia adiante) a só ter computadores multicore, o q torna a virtualização algo ainda mais interessante que o normal. No nosso laboratório, nós temos basicamente dois tipos de máquina: as chamadas "máquinas de cálculo", que não tem monitor nem teclado nem mouse exceto em caso de manutenção, e onde virtualização deixa de ser importante pq, sim, nossos softwares de trabalho são muito bem paralelizados: e as máquinas desktop, onde "virtualmente" (péssimo trocadilho) não existem vantagens para a maioria das aplicações terem vários núcleos nos processadores. Logo, eu pensei em começar a aproveitar as máquinas desktop multiccore subutilizadas como várias desktops independentes.

Bom, situação atual: recebemos um lote com uns 10 computadores com processadores Pentium D, placa de vídeo com uma saída vga e outra hdmi, monitores vga lcd, teclados pra única ps2 e uma porta de rede por gabinete. Não lembro a configuração de memória, teria que verificar.

A minha idéia seria aproveitar cada máquina dessas como duas desktops, usando um adaptador ps2->usb pra engatar dois teclados por gabinete, um adaptador hdmi->vga pra conectar dois monitores por gabinete, colocar dois mouses por gabinete (os mouses são usb, tranquilo então) e "de alguma forma" configurar o xen pra transformar isso em duas máquinas virtuais independentes.

As perguntas: tem como?
estou com a lógica certa, ou esqueci de algo?
xen é a melhor opção atualmente pra isso (lembrando q pentium D não tem virtualização por hardware)?
não vai ter problema com a placa de rede única?
qto eu precisaria de memória pra ter isso traqnuilo?
posso configurar pra cada núcleo "pertencer" a uma máquina virtual diferente?
a memória vai ser tudo uma só, ajustada dinâmicamente pra cada máquina virtual, ou eu tenho q definir metade pra cada? e qual a melhor opção se eu puder fazer ambos?
como diabos (ou onde diabos eu encontro informação sobre como) eu configura essa barbaridade?

A quem estiver pensando o q eu penso em fazer com as 5 máquinas q sobrarem: não sei. Ou compramos mais mouses, teclados e monitores pra cirar novas desktops, ou criamos um "mini-cluster". wink.gif

Bom, qq resposta é de grande ajuda galera! Valeu! biggrin.gif
loLO-
http://www.thinnetworks.com.br/index.php?o...5&Itemid=95

Lá onde eu trabalho utilizam isso em algumas máquinas. Utilizam o Lite, é pago e eu não faço idéia de valores. Acho isso uma gambiarra mas admito ser bem funcional.
E não precisa utilizar a placa de vídeo "deles". Qualquer uma com dual-view ou até mesmo duas placas de vídeo são suficientes.
Johannes RS
Valeu Lolo.

Mas nenhuma outra contribuição, dica, sugestão? Saí de férias, voltei e só um post galera?

Eu tenho a não muito vaga impressão de q pelo menos um usuário deste fórum vira e mexe falava das técnicas de virtualização, mas não quero arriscar a errar o nick... ninguém tem mais nada aí pra ajudar, galerinha? wink.gif

valeu desde já...
CarLN
Eu sou aficcionado em virtualização, porém o XEN é uma péssima escolha. Além de não ser algo realmente portátil, necessita da modificação do kernel, etc. Eu entendo de VMWare e VirtualBox. Então fico te devendo nessa do XEN :X

Para o seu caso, o ideal seria usar o VMWare Infrastructure... mas custa uma nota rs. Nada impede que você ache versões... tongue.gif
Mas dá para ir LONGE usando o VMWare Server que é gratuito, fazendo umas gambiarras e tal wink.gif

E o melhor de tudo: vais poder usar Windows, Linux, Unix... o que você quiser. Se se interessar mais, fique a vontade para pedir mais infos tongue.gif
Johannes RS
bom, então vou abusar da tua boa vontade...

Ok, xen eu vou tentar por conta própria, se der. mas das outras opções, vmware server e virtualbox, daria pra fazer esse esquema de dois terminais independentes?

E a minha grande dúvida: tudo eu posso ter duplicado na mão, mas a rede eu só tenho uma placa de rede... isso daria problemas ou não?

Valeu mesmo qq ajuda desde já, CarlN! biggrin.gif
microfilo
Virtualização de servidore é algo excelente, por mim, virtualizava quase tudo. Alguns clientes de minha empresa instalam os softwares servidores em máquinas virtuais. Os benefícios compensam em muito a perda em performace e aumento de consumo de recursos.
Johannes RS
mas neste caso o objetivo não é servidores, mas sim dobrar fisicamente o número de desktops via desktops virtuais. wink.gif
Technomancer
Xen é infinitamente melhor que vmware e qualquer outra coisa desde que voce utilize sistemas operacionais paravirtualizados ou tenha hardware capaz de virtualizar sistemas aleij... proprietarios.

Talvez virtualização não seja o que está procurando então. Se voce tem Windows instalado nos computadores se vira com algum produto comercial, entretanto se os desktops são nix com X11 o numero de seções por maquina só pode ser limitado pelo hardware disponível.
Johannes RS
oi techno.

assim, essas máquinas são puro linux em todas elas pra começar, ok?

agora, eu simplesmente queria criar dois terminais (teclados, mouse e monitor) independentes por... gabinete!

dá ou não dá? wink.gif
Horta
teste
contaSemNIck
pra virtualização gosto do virtualbox, acho que ele tem bastante futuro agora que a innotek pertençe a SUN.
Technomancer
QUOTE(Johannes RS @ Feb 29 2008, 12:10 AM) *
oi techno.

assim, essas máquinas são puro linux em todas elas pra começar, ok?

agora, eu simplesmente queria criar dois terminais (teclados, mouse e monitor) independentes por... gabinete!

dá ou não dá? wink.gif

É chamado "multiseat".

Gentoo Wiki ja tem um howto sobre isso

http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Multiseat_X

Have fun smile.gif

QUOTE(Horta @ Feb 29 2008, 08:45 AM) *
teste

Parece que funciona.

QUOTE(anonimo_ @ Mar 5 2008, 04:22 AM) *
pra virtualização gosto do virtualbox, acho que ele tem bastante futuro agora que a innotek pertençe a SUN.

Não é essa a empresa do Slowaris?
Johannes RS
ah, esse é o tal de multi seat? tava me descabelando pra me entender com os diversos "flavours" de uso. MUITO OBRIGADO.

Agora posso tentar brincar mais, valeu...
contaSemNIck
QUOTE(Technomancer @ Mar 7 2008, 02:02 PM) *
É chamado "multiseat".

Gentoo Wiki ja tem um howto sobre isso

http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Multiseat_X

Have fun smile.gif
Parece que funciona.
Não é essa a empresa do Slowaris?

sim a empresa do solaris e do java.
Johannes RS
caraca, coisa chata.... alguém tem mais dicas? mesmo a internet ainda parece bem pobre em tutoriais legais mesmo disso.....
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.