A razão é a seguinte: Lá na UFRGS os laboratórios começarão, inevitavelmente (e já temos algumas pra isso, leia adiante) a só ter computadores multicore, o q torna a virtualização algo ainda mais interessante que o normal. No nosso laboratório, nós temos basicamente dois tipos de máquina: as chamadas "máquinas de cálculo", que não tem monitor nem teclado nem mouse exceto em caso de manutenção, e onde virtualização deixa de ser importante pq, sim, nossos softwares de trabalho são muito bem paralelizados: e as máquinas desktop, onde "virtualmente" (péssimo trocadilho) não existem vantagens para a maioria das aplicações terem vários núcleos nos processadores. Logo, eu pensei em começar a aproveitar as máquinas desktop multiccore subutilizadas como várias desktops independentes.
Bom, situação atual: recebemos um lote com uns 10 computadores com processadores Pentium D, placa de vídeo com uma saída vga e outra hdmi, monitores vga lcd, teclados pra única ps2 e uma porta de rede por gabinete. Não lembro a configuração de memória, teria que verificar.
A minha idéia seria aproveitar cada máquina dessas como duas desktops, usando um adaptador ps2->usb pra engatar dois teclados por gabinete, um adaptador hdmi->vga pra conectar dois monitores por gabinete, colocar dois mouses por gabinete (os mouses são usb, tranquilo então) e "de alguma forma" configurar o xen pra transformar isso em duas máquinas virtuais independentes.
As perguntas: tem como?
estou com a lógica certa, ou esqueci de algo?
xen é a melhor opção atualmente pra isso (lembrando q pentium D não tem virtualização por hardware)?
não vai ter problema com a placa de rede única?
qto eu precisaria de memória pra ter isso traqnuilo?
posso configurar pra cada núcleo "pertencer" a uma máquina virtual diferente?
a memória vai ser tudo uma só, ajustada dinâmicamente pra cada máquina virtual, ou eu tenho q definir metade pra cada? e qual a melhor opção se eu puder fazer ambos?
como diabos (ou onde diabos eu encontro informação sobre como) eu configura essa barbaridade?
A quem estiver pensando o q eu penso em fazer com as 5 máquinas q sobrarem: não sei. Ou compramos mais mouses, teclados e monitores pra cirar novas desktops, ou criamos um "mini-cluster".
Bom, qq resposta é de grande ajuda galera! Valeu!