QUOTE(Psycopata @ Jan 2 2008, 01:57 AM)

Não. Eu não desisto. O que eu quero é um sistema multimídia em sua plenitudo. O que preencher esse pré-requisito, eu fico.
Quer outro exemplo. Voltei a desenvolver jogos. Adivinhe para que plataforma.
Uma dica, não é linux. Linux não têm o que o window tem. Eu nunca tive a insanidade de desenvolver jogos para linux.
Mexer com openGl no linux é bem legal, uma vez que roda bem mais rápido no linux, mas só tem isso.
Não, eu sabia que vc ia errar. Também não estou desenvolvendo para windows não. Ah ha, te peguei. Bom, o meu pré-requisito é: ótimas ferramentas para desenvolver para videogame. Irei usar o sistema que me atender.
Estou desenvolvendo, no windows, jogos para XBOX360! EHEHEHEHE O windows me preenche esse pré-reuisito.
Questão de multimídia. Até a imagem gerada pelos codecs no linux é um pouquinho inferior às geradas no windows. Nesse caso, o meu pré-requisito é: um sistema que me dê condições plenas para me divertir com multimídia. Qual é a resposta? Windows, claro.
Agora, eu quero entrar na minha conta bancária, eu quero navegar na internet, eu quero desenvolver para web, criar um servidor de banco de dados, eu quero escrever meus artigos para pós, enfim eu quero trabalhar. Nesse caso, o pré-requisito é: segurança, estabilidade e velocidade. Qual sistema vc acha que vou usar? O linux, claro.
Então, eu não desisto quando os outros vão contra o que eu penso. Eu simplesmente pego a melhor solução para o meu problema e a uso. Não tô nem ai se é proprietário ou livre, eu quero é que me atenda. Tipo, eu não desenvolvo o linux e nem o windows; eu não ganho dinheiro com a evolução do linux ou do windows; eu não sou afetado se uma empresa quer ou não quer abrir o código. Essa é uma batalha que eu acompanho, mas não participo. Eu pergunto ao "mercado": quem me atende nisso? E o mercado responde se é o linux ou o window. Daí eu uso aquele que me antede.
Essa é uma forma muito egoista de ver o mundo

. Eu não conseguiria viver assim. Eu quero fazer o que eu acho melhor para a sociedade, e esse tipo de comportamento seu eu acho bastante prejudicial. Você pega o que tem lá, mas sem pensar em retribuir, você quer ganhar o seu, só isso.
Você não concorda que software livre é melhor para sociedade? Eu acho que é, porque dá as pessoas a liberdade de modificar (ou pagar alguém para modificar) os programas que eles adiquiriram. Acho que não há nada mais justo. Seguindo aquela analogia classica com carros, eu gosto da liberdade de poder levar meu carro na oficina que eu bem entender, ao invés de ser obrigado a levá-lo sempre na concecionaria. É por aí a diferença entre software livre e software proprietário.
Eu sei que existem vários exemplos onde um software proprietário é mais conveniente que um livre, mas não é isso que está em jogo. O que está em jogo é a nossa liberdade como usuário e consumidores. É atrás dessa liberdade que eu caminho. O Stallman disse uma vez em uma entrevista que ele é a favor da liberdade das pessoas. Ele, como um programador, notou que a liberdade das pessoas estava sendo afetada pelos softwares proprietários e, por isso, criou o software livre e suas idéias. Software livre é uma tentativa de garatir essa liberdade, só essa. É claro que não existe só isso no mundo -- e aqui eu começo a sair um pouco do tópico mas acho que é por uma explicação melhor -- existem várias liberdades que são ameaçadas o tempo todo e que não tem nada a ver com software livre. O software livre não é um movimento comunista, de esquerda, ou qualquer dessas coisas, é um movimento com o objetivo de garantir nossas liberdades quando o assunto é software. Muitas vezes vejo as pessoas entendendo errado o conceito todo -- não que seja seu caso. A forma que eu tenho de apoiar o software livre é desenvolvendo software e usando software livre.
Você se acha flexivel por usar coisas que qualquer um faz, mas eu não acho que isso é flexibilidade, isso é falta de compromisso. É assim que eu me sentiria se eu simplesmente pegasse o que fosse melhor para mim sem me preocupar com o contexto, com as pessoas que estou afetando tomando aquela decisão, etc. Eu acho que agir da forma que eu ajo é o melhor caminho para uma sociedade melhor, por isso eu faço isso. Eu acho que a sua atitude é um pouco a atitude de um free-rider, você não acha não?
Isso não é desistir! Isso é ser flexivel. Um cabeça-dura do mundo linux comparia uma placa inferior pq a melhor dão dá suporte ao linux, um cabeça-dura do windows usaria um servidor pior só pq ele não é microsoft. Eu não. Se multimídia funciona no windows, eu vou para o windows e foda-se o linux. Se segurança funciona no linux, então, foda-se o windows. É por isso que na minha casa eu tenho os dois SO. Um completa o outro. Diversão e desenvolvimento para XBOX360, windows, o resto, linux! E vai continuar assim até que os Stallmans teimam entrar em guerrinhas.
Como já disse, não é questão de ser cabeça dura cara, é só mesmo uma questão de opinião. Ao comprar uma placa que só funciona no windows você está apoiando uma idéia que você -- no caso, você se refere a pessoa que gosta de software livre -- não concorda, por que você faria algo assim? Eu acho que a nossa discordia é uma questão de atribuir valor. Eu valorizo muito mais mantermos a nossa liberdade do que ser capaz de rodar o último jogo que saiu, não é sacrificio nenhum para mim não usar windows, pelo contrário. Eu me sinto satisfeito por poder fazer tudo que eu preciso fazer no computador usando apenas software livre. O meu objetivo não é jogar o maior número de jogos ou assistir o maior número de videos no youtube, o meu objetivo é tentar melhorar a vida em sociedade e estudar sobre computação, matemática e o ambiente em que vivo. Você pode ver como o software livre se encaixa muito bem nos meus objetivos. Eu tenho esperança que algum dia a maior parte das pessoas vai pensar mais como eu penso, mas acho que todo mundo tem essa esperança também, senão não discutiriamos. Eu fico feliz de existir um grande número de pessoas que compartilham de grande parte das minhas ideias, e fico feliz de poder contribuir para aumentar o número dessas pessoas, acho que é assim, de pouco em pouco, que as coisas vão mudando mesmo.
É claro, durante toda a história da sociedade tem sempre aqueles free-riders que não querem saber de nada, querem só se benificiar. Acha que é um sacrificio danado tentar fazer alguma coisa e prefere tentar viver uma vida o mais luxuosa possível, fazendo o mínimo. Para mim, e muitos outros, não é sacrificio algum fazer software livre, não é sacrificio algum deixar de ganhar alguma riqueza imediata para o bem da sociedade a longo prazo, não é sacrificio nenhum viver como gostariamos que todos os outros vivessem. O sacrificio seria se tivessemos que agir de forma diferente da forma que nós pensamos. Ninguém do software livre é martir ou coitadinho, é só um monte de gente que quer ver um fator (nem tão grande assim em vista a verdadeiras atrocidades que acontecem no mundo) modificado. A única coisa que a gente quer é que os desenvolvedores façam software livre, não é nada de extraordinário, é simples, e fazemos o que está em nosso poder para que isso aconteça.