Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: HeartBeat em Shellscript
Hangar Network Forum > Miscelânea > Hangarix
loLO-
Alguém ae tem algum pronto ou conseguiria fazer um facilmente?
Preciso que dois servidores, em cluster, fiquem verificando se o outro está ativo, e quando um cair o outro assumirá as atividades.
Não manjo muito ainda de shellscript e to com dificuldades pra fazer :/
tks.
loLO-
Fiz um aqui junto de um amigo. Se alguém puder, dêem uma revisada ae pra ver se tá ok.
CODE
#!/bin/bash
echo Enviando requisição ping ao servidor...
ping -c4 IP > /home/ping-fail #Envia um ping e direciona o resultado para o arquivo ping-fail
echo Procurando por packet loss...
var1=`cat ping-fail | grep "packet loss" | cut -d "," -f3 | cut -d "%" -f1` #Procura por packet loss dentro do arquivo ping-fail e armazena o resultado na variavel var1
if $var1 >= 90; then
echo Servidor parou, iniciando o servidor backup... #Inicia o serviço caso tenha mais de 90% de packet loss
else
echo Servidor ok!
fi
exit 0 #Finaliza o script
Tristan.Gostosão
Cara, legal iniciativa e tal, mas faz um favor para voce e use o CARP tongue.gif.
loLO-
É um trabalho de faculdade, é necessário que faça em shellscript. Não posso usar um programa que já esteja pronto pra fazer tal função.
Treko
[off]
legal faculdade pedir coisa desse tipo. quem sabe se um dia as faculdades daqui começarem a exigir tanto assim dos alunos não sairia nego formado em redes que não sabe nem crimpar um cabo.

que curso faz?
[/off]

nao sou o cara em shell nao, mas a meu ver ta simples e eficiente teu script.
Tristan.Gostosão
Só não entendi porque criar um arquivo e acho que o lugar que ele foi criado não é o mais apropriado. Talvez em /var/log se a razao do arquivo é servir de log...
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.