Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Mudança P/ Linux
Hangar Network Forum > Miscelânea > Hangarix
aLFi
Galerinha,
Estou querendo trocar o Windows XP pelo Linux. Sempre tive uma certa vontade de fazer isso mas estava sempre inseguro pois o computador era dividido entre 3 pessoas aqui em casa, e só eu era a favor do Linux tongue.gif

Agora to com um pc só meu e definitivamente vou colocar Linux nele biggrin.gif
Dei uma lida sobre várias versões que existem por ai (pra iniciantes) e sobre alguns prós/contra do Linux em relação ao Windows.
Tava pensando em ficar com o Mandriva, mas antes queria escutar algumas opiniões de vocês que provavelmente entendem bem sobre o assunto e poderiam me dar algumas dicas tongue.gif

Valeu!
brandnewscv
eu recomendo o Ubuntu ou o Kubuntu (dependendo se voce prefere Gnome ou KDE)

da uma passada no Hangarix que tem bons topicos de ajuda
aLFi
Será que você poderia transferir o tópico pra lá?? tongue.gif
Conqueror
Outra sugestão é o Kurumin. Tanto ele quanto a família Ubuntu têm live-CDs disponíveis. Você pode testar os sistemas e depois decidir qual você acha melhor.
Horta
Eu recomendo o Ubuntu. Essa distro se tornou uma das mais importantes e usadas em pouquíssimo tempo. Sua versão pra Desktop é bem focalizada no usuário leigo. Dê uma lida: www.ubuntu.com
Gen.Krush
ISSO MESMO

Ubuntu

TBM Estou recomendando Ubuntu pra varias pessoas que estao iniciando no Linux e q estou dando uma brother-consultoria. Que massa, Hangarix sincronizado mentalmente
Skywalker
Ainda tem como pedir os CDs grátis do Ubuntu ? Se tiver é uma boa ideia tbm, ter o cd bunitim em casa. Só que os meus demoraram uns 4 meses pra chegar viu xD
Vicious
Aqui em casa estou usando o Ubuntu. Estou gostando muito dele. Mesmo eu sendo bem leigo no Linux estou conseguindo me virar bem. joia.gif
Simon Belmont
Aconselho o Ubuntu. Por ter uma GRANDE gama de usuários e por sair uma nova versão a cada 6 meses. Entretanto, saiba que sua escolha tem contras, idependente da distribuição, se você quiser jogar os ultimos lançamentos em jogos para windows terá problemas. Tem o wine, mas ele não serve para todos os casos, mas o warcraft roda tranquilo . mrgreen.gif

Agora de resto o linux tá muito bom e facil( flash usável até que fim, em tempos de youtube então...), se instalar o ubuntu é só seguir o wiki para ter o suporte ao que quiser, como codecs de som e videos. Ah, tem o fórum oficial também.

Até e boa sorte.
aLFi
Vixe maria que coisa... nunca tinha presenciado isso antes, todos os hangarix com a mesma opinião biggrin.gif

Bem, já que vocês que entendem da parada recomendam para iniciantes, eu vou é no Ubunto mesmo. Qualquer coisa eu grito aqui por ajuda tongue.gif

Valeu galera!!
Tristan.Gostosão
QUOTE(aLFi @ Feb 2 2007, 11:20 AM) [snapback]825609[/snapback]

Vixe maria que coisa... nunca tinha presenciado isso antes, todos os hangarix com a mesma opinião biggrin.gif

Bem, já que vocês que entendem da parada recomendam para iniciantes, eu vou é no Ubunto mesmo. Qualquer coisa eu grito aqui por ajuda tongue.gif

Valeu galera!!

hehe só para ser do contra eu recomendo debian. Na minha experiência, debian com gnome é tão fácil quanto o ubuntu e costuma dar menos dor de cabeça.
Technomancer
Eu também recomendo o Ubuntu, mas quando tiver mais conhecimento expanda seus horizontes de uma olhada por aí a procura de uma distro que seja mais a sua cara... ou fique com o Ubuntu.
Hawk
QUOTE(Technomancer @ Feb 2 2007, 03:21 PM) [snapback]825885[/snapback]

Eu também recomendo o Ubuntu, mas quando tiver mais conhecimento expanda seus horizontes de uma olhada por aí a procura de uma distro que seja mais a sua cara... ou fique com o Ubuntu.

O que uma pessoa como eu que usa kylix e warcraft deveria procurar numa distro? Ou fico com ubuntu mesmo?
Ares
Debian + Gnome = Ubuntu - marrom... logo o Tristan gosta de Ubuntu tambem, mas de outra cor...

vai de ubuntu mesmo... eu particularmente prefiro o Xubuntu pq não vou com a cara do gnome e do nautilus, mas isto é um gosto pessoal que 70% das pessoas discordam, logo...
eu to querendo colocar gentoo, mas da uma preguiça, meu xUbuntu é tão bunitinho e rapido, não da vontade de mecher, hawhawhaw... acho que só quando comprar outro HD eu mudo de distro... se mudar...
Conqueror
O Kubuntu é mais legal por ter o KDE, que tem um gerenciador de arquivos com um nome muito legal mrgreen.gif.
Simon Belmont
QUOTE(Conqueror @ Feb 2 2007, 06:52 PM) [snapback]826145[/snapback]

O Kubuntu é mais legal por ter o KDE, que tem um gerenciador de arquivos com um nome muito legal mrgreen.gif.

Ah, sim. Eu uso o Kubuntu, acho o kde melhor que o gnome.
aLFi
Alguém sabe explicar a diferença entre Gnome de KDE?? Procurei em todo canto mas não achei nada que fosse relevante, todos eles no final falam que os dois são praticamente a mesma coisa o.O
Johannes RS
eles são praticamente a mesma coisa, mas são diferentes... biggrin.gif

Me corrijam se estiver errado, mas são os gerenciadores de janelas mais uma pancada de programinhas dentro. Eles basicamente fazem as mesmas coisas, mas são diferentes. Como comparar dois programas de p2p ou torrent ótimos: ambos farão as mesmas coisas, mas serão completamente diferentes... smile.gif
aLFi
Huuummmm!!! Agora fez algum sentido!! bowdown.gif

Mais você sabe dizer as características que diferem um do outro? biggrin.gif
Ares
muda o padrão de onde vem os programas, muda o gerenciador de temas graficos e os programas que vem por padrão... o kde vem por padrão com muito botão em tudo e o gnome meio com as coisas mais escondidas... alem do kde vir mais windows-like que o gnome...

o gnome tem um visual mais limpo e eu acho que ele come criancinhas, mas isso não foi confirmado, ele é estranho, haswhawhaw...

o xfce no ubuntu colocaram ele parescido com o gnome, mas ele por default é mais parescido com um mac com aquela barrinha no meio centralizada em baixo... eu gosto dele porque levo uns 2 minutos no maximo para deixar de qualquer forma que eu quizer...

http://www.kde.org/screenshots/

http://images.google.com/images?q=gnome&am...sa=N&tab=wi

http://www.xfce.org/about/screenshots
aLFi
Oia que legal, estou conectado pela primeira vez usando o Ubunto (Live-CD pra testar!)
Se alguem tiver dicas para usuários iniciantes porfavor fiquem a vontade em dize-las pra mim tongue.gif

Valeu galera!!
Abração
aLFi
Ah... alguem sabe como configurar o Evolution para uma conta de Hotmail?? tongue.gif
Tristan.Gostosão
QUOTE(Ares @ Feb 2 2007, 03:48 PM) [snapback]825923[/snapback]

Debian + Gnome = Ubuntu - marrom... logo o Tristan gosta de Ubuntu tambem, mas de outra cor...

Discordo. O povo achar que debian e ubuntu são a mesma coisa é um erro comum e que causa dor de cabeça para alguns usuários. Apesar de serem realmente muito parecidos.

QUOTE(Ares @ Feb 2 2007, 08:12 PM) [snapback]826224[/snapback]

muda o padrão de onde vem os programas, muda o gerenciador de temas graficos e os programas que vem por padrão... o kde vem por padrão com muito botão em tudo e o gnome meio com as coisas mais escondidas... alem do kde vir mais windows-like que o gnome...

o gnome tem um visual mais limpo e eu acho que ele come criancinhas, mas isso não foi confirmado, ele é estranho, haswhawhaw...

o xfce no ubuntu colocaram ele parescido com o gnome, mas ele por default é mais parescido com um mac com aquela barrinha no meio centralizada em baixo... eu gosto dele porque levo uns 2 minutos no maximo para deixar de qualquer forma que eu quizer...

http://www.kde.org/screenshots/

http://images.google.com/images?q=gnome&am...sa=N&tab=wi

http://www.xfce.org/about/screenshots

O xfce é baseado no cde da sun (ele originalmente era para ser um clone do cde), não tem nada a ver com o mac. Mas como ele é muito personalizável, você pode ter seu xfce do jeito que quiser.

QUOTE(aLFi @ Feb 2 2007, 10:36 PM) [snapback]826312[/snapback]

Ah... alguem sabe como configurar o Evolution para uma conta de Hotmail?? tongue.gif

Pô, configurar o evolution deve ser praticamente a mesma coisa que configurar o outlook ou thunderbird, não é não? Digita "hotmail on evolution" no google que você deve achar tutoriais sobre isso com certeza.
Ares
QUOTE(Tristan.Gostosão @ Feb 3 2007, 12:30 AM) [snapback]826378[/snapback]
Discordo. O povo achar que debian e ubuntu são a mesma coisa é um erro comum e que causa dor de cabeça para alguns usuários. Apesar de serem realmente muito parecidos.

piadinha classica essa... ta certo que muda os scripts de inicialização, o nome dos pacotes o que influencie em dependencias e tal... mas a primeira vista só muda a cor mesmo...

Pô, configurar o evolution deve ser praticamente a mesma coisa que configurar o outlook ou thunderbird, não é não? Digita "hotmail on evolution" no google que você deve achar tutoriais sobre isso com certeza.

estamos falando de microsoft meu caro... o hotmail não obedece protocolos normais como o pop3, ele foi criado para trabalhar unica e exclusivamente com o outlook que ja configura ele automaticamente, uma vez que "ninguem" sabe ao certo como configurar um hotmail exeto a microsoft... ta certo que hacker não é vagabundo e por isto esse ninguem esta entre aspas...
voce pode procurar por "how to hotmail evotution" no google, mas não vai ser simplesmente configurar uma conta de pop3... eu particularmente não gosto do evolution, prefiro o thunderbird, e no thunderbird voce nescessita de uma extenção (iguais as de firefox) que finge que é o outlook para se conectar ao hotmail.

bom, nada pra fazer ja fiz o serviço sujo de achar os how-tos:
Thunderbird: http://lifehacker.com/software/hotmail/che...rbird-34583.php
Evolution: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=200408

PS: achei mais facil a gambiarra do thunderbird que voce instala a extensão e ela ja faz tudo... mas na verdade eu acho que o mais aconselhavel é mudar para gmail mesmo...
aLFi
QUOTE(Ares @ Feb 3 2007, 03:25 AM) [snapback]826523[/snapback]

PS: achei mais facil a gambiarra do thunderbird que voce instala a extensão e ela ja faz tudo... mas na verdade eu acho que o mais aconselhavel é mudar para gmail mesmo...

Valeu mesmo cara!

Pra mim ficaria muito ruim de mudar o email pro gmail... prefiro fazer as gambiarras e ficar com o hotmail, pelo menos pra mim é mais conveniente tongue.gif
Technomancer
Eu poderia dizer que KDE e Gnome são dois gerenciadores de janela, ou seja dois modelos de interface grafica que voce pode usar. Entretanto dentre todos os gerenciadores de janela que voce pode escolher (Enlightenment, Xfce, Blackbox etc), KDE e Gnome possuem cada um um conjunto de programas que os acompanha de forma que eles se tornam completos a ponto de serem chamados de "ambientes de desktop".

Pois bem, dois ambientes de desktop constituidos não apenas de uma interface grafica mas também de diversos programas úteis e que são relativamente diferentes, tanto no codigo, linguagem e filosofia.

Nenhum dos dois é mais ou menos "Windows". De certa forma a configuração padrão é mais aproximada ao Windows ou Mac Os para não assustar usuarios (eu penso). Eles podem ser do jeito que voce quiser.

Gnome é um ambiente de desktop baseado em GTK e GTK+, assim como o Firefox e Thunderbird(que não são exatamente do GNOME, mas são GTK e geralmente vem incluido nas distribuições). O Gnome e sua turma GTK compoe os programas mais conhecidos no mundo open source: Gimp, Mozilla, Gaim etc. O Gnome valoriza muito a simplicidade e facilidade, desenvolvendo interfaces limpas e despoluidas. Minha observação pessoal sobre aparencia: não que seja feio, mas voce vai reparar que ele é mais "quadrado" e menos "personalizavel". O Ubuntu usa o Gnome e os mais conhecidos programas open source usam GTK.

De uma olhada neste site: wwwl.gnome-look.org e veja screenshots do GNOME e muitos temas.

KDE é um abiente de desktop baseado em QT. É um ambiente lotado de recursos e aplicações e além de ser dinamico é bem personalizavel. O pessoal do KDE parece ter uma filosofia reversa ao do Gnome, pois é cheio de botões, funcionalidades e programas que mais parecem um canivete suiço. O KDE não possui tantos programas a altura do Gnome e GTK, como por exemplo... Konqueror vs Firefox (opinião pessoal) ou Krita vs Gimp. O que o KDE tem e que o Gnome peca é uma poderosa integração entre os programas. Existe um sistema chamado "kioslaves" (tudo no kde comoeça com k, kapice?) onde uma aplicação do KDE pode usar recursos da outra. O Kubuntu usa o KDE.

De uma olhada neste site: wwwl.kde-look.org e veja screenshots do KDE e muitos temas.

Voce pode usar programas de um ambiente em outro, desde que esteja disposto a dedicar um pouco mais da sua memória para recursos que aplicações estrangeiras entre eles carregarão. De fato, varias distribuições trazem um padrão misto.

Por mais que voce possa deixa-los enxutos KDE e Gnome ainda são pesos pesados. Existem alternativas de peso médio e peso leve entre todos os gerenciadores de janela, entretanto menos completas. O XFCE e Enlightenment 17 podem ser considerados peso médio, e outros como Blackbox, Fluxbox e Enlightenment são extremamente leves e de tamanho reduzido (blackbox tem 200kb) e são muito leves.

Enfim é tudo uma questão de gosto e o direito de escolha é uma das maravilhas do mundo Open Source. smile.gif

Hotmail é webmail e não oferece suporte a pop ou imap. Como voce viu existem programas que contornam este problema.
Tristan.Gostosão
QUOTE(Ares @ Feb 3 2007, 03:25 AM) [snapback]826523[/snapback]

piadinha classica essa... ta certo que muda os scripts de inicialização, o nome dos pacotes o que influencie em dependencias e tal... mas a primeira vista só muda a cor mesmo...
estamos falando de microsoft meu caro... o hotmail não obedece protocolos normais como o pop3, ele foi criado para trabalhar unica e exclusivamente com o outlook que ja configura ele automaticamente, uma vez que "ninguem" sabe ao certo como configurar um hotmail exeto a microsoft... ta certo que hacker não é vagabundo e por isto esse ninguem esta entre aspas...
voce pode procurar por "how to hotmail evotution" no google, mas não vai ser simplesmente configurar uma conta de pop3... eu particularmente não gosto do evolution, prefiro o thunderbird, e no thunderbird voce nescessita de uma extenção (iguais as de firefox) que finge que é o outlook para se conectar ao hotmail.

Hum, que lixo. Qual é a moral de usar hotmail então?
Ares
QUOTE(Tristan.Gostosão @ Feb 3 2007, 05:58 PM) [snapback]826988[/snapback]

Hum, que lixo. Qual é a moral de usar hotmail então?

quem ja usa por algum motivo obscuro (induzido pelo messenger) e não pode mudar pois teria que re-espalhar o novo endereço, o que acredito que seja o problema do alfi...

mas seja como for alfi, crie um gmail e va temporariamente espalhando ele... mesmo que voce passe um ano usando 2 emails durante a transição vale a pena, lembrando que como voce ve por programa mesmo ambos os emails chegarão no mesmo lugar e não tera muito trabalho entrando em 2 sites...

envio convites de gmail para quem quiser...
aLFi
Vai ser um processo um pouco lento mas não custa nada tentar tongue.gif
Ares, você pode me eviar um convite do gmail plzz tongue.gif

Galera, desculpa tá incomodando muito mas é que eu sou muito inseguro ainda em relação mexer com configurações de sistemas e tal...
Eu to com um HD de 80GB aqui em casa, e tem o XP nele. Quando usei o Ubunto era um Live-CD, ou seja, qualquer configuração que eu fizesse nele, quando reiniciasse o sitema, teria que fazer tudo novamente... Tem como eu instalar Linux e o XP na mesma máquina??

Isso é enquanto o meu pc não chega tongue.gif
Ares
tem como, alias eu to com os dois instalados aqui... faz uns 4 meses que não vejo a cara do meu windows, hawhawhaw...

como infelizmente o ubuntu 6.10 tem um pequeno problema do programa grafico de parcionamento fica um pouco dificil de fazer uma configuração linux+windows pelo instalador do livecd, eu aconselho que voce use o CD alternate...

como o windows tenta proibir de voce usar linux (quem tem cu tem medo, não querem que voce esperimente outros SOs) o ideal é primeiro instalar o windows deixando um espaço vazio no HD (sem parcionar), depois basta quando estar instalando o Ubuntu voce criar a partição do ubuntu neste espaço... http://wiki.ubuntubrasil.org/DualBootParaP...29%7C%28dual%29

manda mp com seu email do hotmail que eu mando convite wink.gif

EDITANDO: eu olhei no seu perfil e mandei um convite para (alfredo underline aus arroba hotmail ponto com), pega la se esse email ainda esta ativo, e uma dica: nunca tenha como seu email principal o que voce usa como login do messenger, ou se fazer isto, não cadastre em nenhum lugar como esta feito, existe varios programas (bots) que navegam pela internet pegando tudo que esta em volta de arrobas para mandar emails...

PS: sem querer eu te mandei o convite com meu email que não gosto de usar muito, não conta ele pra ninguem, boa???

PSS: se quiser me adicionar no jabber (gtalk), adiciona o meu email que é "arestrash" , não o que eu usei para te mandar o convite, hehehe...
Instinct
Alguém conhece um tal de Dreamlinux?

http://www.dreamlinux.com.br
Será que presta isso?

Alguém ai recomenda o Gentoo? Pelo que andei lendo gostei muito vou ver na prática assim que baixar.
Tristan.Gostosão
QUOTE(Instinct @ Feb 5 2007, 11:24 AM) [snapback]828280[/snapback]

Alguém conhece um tal de Dreamlinux?

http://www.dreamlinux.com.br
Será que presta isso?
Alguém ai recomenda o Gentoo? Pelo que andei lendo gostei muito vou ver na prática assim que baixar.

Essa não é aquela distribuição que você pode fazer um cd meio personalizado? De toda forma, o technomancer recomenda o gentoo, eu não recomendo muito não, acho ele é muito lento para instalar novos pacotes e para mim falta alguns recursos que eu tenho no apt-get, como a possibilidade de encontrar o pacote que tem um determinado arquivo, mesmo que o pacote não esteja instalado.
Sr. Oshiro
Galera consegui sincronizar os e-mails

O problema era baixar os e-mails em um sistema (linux) e depois não ter em outro (windows)
Mas os seus problemas acabaram! Com o ThunderBird e uma partição Fat isso é possível!

http://www.link-to-sleep.blogger.com.br/20...01_archive.html

Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.